Hipermídias no Projeto E-Tec Idiomas: Storytelling como Tecnologia Educacional

Autores

  • Débora Pires Tavares Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n1.161

Resumo

Narrativas são ferramentas comunicacionais históricas largamente difundidas no cenário contemporâneo, da mesma forma que o crescente desenvolvimento das tecnologias. Esses aspectos convergem ao âmbito educacional como estratégia no aprimoramento de processos didático-pedagógicos, como os desafios de representação do conhecimento. Contando histórias (storytelling) é possível criar uma ambiência multimídia representando uma estrutura reconhecível para auxiliar os estudantes no processo de reflexão, instigando a associação de ideias com experiências vividas de modo a estabelecer conexões que propiciam a aprendizagem. O projeto e-Tec Idiomas, cujo objetivo é o ensino de línguas na modalidade a
distância, configura-se como relevante objeto de análise, pois utiliza-se do storytelling no meio digital como essência de seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar o storytelling como tecnologia educacional, observando fundamentos teóricos das narrativas, aproximando-os ao projeto e-Tec Idiomas com um olhar acerca do potencial do storytelling na representação do conhecimento, de modo a identificar as suas possibilidades como estratégia relevante na Educação a Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-11-18

Edição

Seção

Artigos