O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

Autores/as

  • Thiago Reis da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Rommel Wladimir de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Hugo Henrique Oliveira Mesquita Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Carla Karla Monteiro Marques Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2749

Palabras clave:

Objetos de Aprendizagem, Ensino/aprendizagem, Scorm.

Resumen

Este artigo apresenta as vantagens de se modelar um Objeto de Aprendizagem, utilizando o padrão Scorm, com baseem ferramentas centradas no processo de ensino/aprendizagem e fundamentadas em teorias pedagógicas consolidadas.Para isso, as ferramentas pedagógicas Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências, cujo desenvolvimentoé uma metodologia de planejamento para disciplinas, são pensadas como modelos para Objetos de Aprendizagem.Desse modo, a representação dessas ferramentas como Objetos de Aprendizagem possibilita o seu maior compartilhamentoe reuso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Reis da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação - PPgSC Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rommel Wladimir de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação - PPgSC Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Hugo Henrique Oliveira Mesquita, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Carla Karla Monteiro Marques, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPgCC Universidade do Estado do Rio Grande doNorte - UERN.

Publicado

2014-05-13

Número

Sección

Artigos Originais