Sistemas Tutores no Domínio da Programação

Autores/as

  • Carlos Alberto Botelho USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol4n1.308

Palabras clave:

Sistemas Tutores Inteligentes, Inteligência Artificial, Ensino por Computador

Resumen

A literatura a respeito do ensino de programação de computadores indica que a dificuldade para o aprendizado da programação de computadores reside no fato de que é preciso conhecer a linguagem e saber como aplicá-la no desenvolvimento de soluções por intermédio do uso do computador. Nos últimos anos, com o aumento da demanda de profissionais de programação, vêm sendo desenvolvidas novas técnicas para o ensino da programação. Neste artigo, é feita uma revisão dos sistemas tutores inteligentes construídos para o ensino da programação de computadores. Na primeira parte, é apresentado um resumo da história do desenvolvimento de sistemas voltados ao ensino por computador. Na segunda parte, são abordados diversos aspectos considerados na construção de sistemas tutores inteligentes para o ensino da programação de computadores. A seguir, são descritos alguns sistemas hoje existentes, com a finalidade de ensinar programação de computadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-03-30

Número

Sección

Artigos Originais