Arquiteturas Pedagógicas e Redes Sociais: Uma experiência no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol9n2.104Resumen
As redes sociais permitem construir um intenso processo de comunicação e aprendizagem mediados pelas tecnologias. No cenário de expansão das redes sociais, destacamos os elementos que interessam para a perspectiva pedagógica. São eles: a necessidade de apropriação e de utilização das tecnologias disponíveis, o reconhecimento do seu potencial educativo, o repensar da práxis pedagógica, o papel do aluno e do docente nesses ambientes. Discutimos a utilização do Facebook como parte de uma Arquitetura Pedagógica, a partir de uma experiência consolidada em 2011. Da análise dessa experiência sobressai que o Facebook pode ser considerado uma Arquitetura Pedagógica desde que a mediação pedagógica seja intensa, guiada principalmente, mas não exclusivamente, pelo docente com objetivos definidos para ou com o grupo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.