A informática para o ensino-aprendizagem coletivo de instrumentos musicais no Ensino Médio: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol11n1.142Resumen
Este artigo descreve um relato de experiência em aulas de Música auxiliada por vídeos. Esses vídeos contêm o passo a passo para o aprendizado de um instrumento musical em uma determinada música. O relato conta como foi realizada a proposta pedagógicomusical, cujo objetivo foi o ensino coletivo de instrumento musical em grupo, com alunos do Ensino Médio de uma instituição de educação profissional. Da experiência são ressaltados aspectos da pedagogia de parceria, na qual o aluno passa a ter o papel do professor, vai em busca da sua autonomia no aprendizado, e também dos caminhos metodológicos para o professor de Música que atua no contexto escolar. Os resultados destacam a aprendizagem com os pares, ou seja, os alunos aprendem e ensinam entre si.
Os alunos que assumem a liderança são aqueles que se tornam modelos para os demais, pois mostram como executar a música no instrumento, corrigem erros e sugerem caminhos para aqueles que experimentam pela primeira vez a prática musical via instrumentos musicais e canto. A inversão dos papéis entre professores e alunos e a formação continuada de professores de Música via tecnologias da informação e da comunicação são os aspectos relevantes que ressaltam deste relato de experiência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.