Proposição de um Modelo Híbrido para a Predição do Tempo de Vida de Baterias utilizadas em Dispositivos Móveis

Autores

  • Livia Bittencourt Gomes Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Julia Giehl Zart UNIJUÍ
  • Douglas Joziel Bitencourt Freitas UNIJUÍ
  • Airam Teresa Zago Romcy Sausen UNIJUÍ
  • Paulo Sérgio Sausen UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol13n1.167

Resumo

Neste artigo é apresentada uma proposição de modelo híbrido para a predição do tempo de vida de baterias utilizadas em dispositivos móveis, formado pela união do modelo analítico Lei de Peukert Estendida e do modelo elétrico Para Predizer Runtime e Características V-I de uma bateria. Após, o modelo híbrido proposto é implementado e validado através da comparação entre os resultados simulados pelo modelo e os dados experimentais de baterias de Lítio Íon Polímero (Li-Po), obtidos de uma plataforma de testes. A partir da análise dos resultados é verificado que o modelo híbrido proposto obteve um bom desempenho, quando comparado a outros modelos híbridos da literatura técnica, apresentando um erro médio de 1,07% considerando descargas constantes e 1,97% considerando descargas Variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Bittencourt Gomes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Licenciatura em Matemática na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestrado em Modelagem Matemática na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Julia Giehl Zart, UNIJUÍ

Licenciatura em Matemática na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestrado em Modelagem Matemática na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Douglas Joziel Bitencourt Freitas, UNIJUÍ

Licenciatura em Matemática na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestrado em Modelagem Matemática na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Doutorando em Modelagem Matemática na UNIJUÍ.

Airam Teresa Zago Romcy Sausen, UNIJUÍ

Doutorado em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrado em Modelagem Matemática e Licenciatura em Matemática ambos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunto Nível II da UNIJUÍ, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática - Mestrado e Doutorado, Pesquisadora do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), e Membro do NDE do Curso de Licenciatura em Matemática. 

Paulo Sérgio Sausen, UNIJUÍ

Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor Adjunto nível 2, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DECEng), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) onde é membro do NDE do Curso de Ciência da Computação, Coordenador do Grupo de Pesquisa GAIC e Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado em Modelagem Matemática da Unijui.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Artigos