AMBIENTE VIRTUAL MOODLE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO

Autores/as

Resumen

A disciplina de Programação Orientada a Objeto (POO) é fundamental para o ensino de desenvolvimento de software no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo Instituto Federal do Paraná de Paranavaí. Justamente nesta disciplina, grande parte dos alunos possuem muitas dificuldades. Assim, a plataforma MOODLE foi utilizada para o apoio virtual do ensino presencial de POO. O experimento foi realizado com a separação dos alunos em um grupo de controle (GC) e um grupo experimental (GE), na qual, somente o GE teve o apoio virtual. A validação foi realizada em dois conteúdos com inversão dos papéis dos GE e o GC. Na validação do primeiro conteúdo, o GE obteve 28 pontos percentuais acima da média de acerto do GC que obteve 31%. Na validação do segundo conteúdo, o GE obteve 10 pontos percentuais acima da média de acerto do GC que obteve 45%. De forma geral, os resultados apresentam indícios de melhora do desempenho dos estudantes que tiveram apoio do MOODLE.

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Biografía del autor/a

Hélio Toshio Kamakawa, Instituto Federal do Paraná

Informação e Comunicação/Informática

Angela Fontana Marques, Instituto Federal do Paraná

Chefe de Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Francisco Pereira Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Computação

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Publicado

2020-09-18