UMA FERRAMENTA ADAPTATIVA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, BASEADA NO PERFIL COGNITIVO E METACOGNITIVO DO ESTUDANTE

Autores

  • Claudio Cura Junior USCS
  • Danilo Nunes dos Santos
  • Edson Pinheiro Pimentel
  • Enio Bonano
  • Ricardo Mandaji da Silva
  • Nizam Omar

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.746

Palavras-chave:

adaptatividade, Avaliação, Cognição, Metacognição, Ontologia

Resumo

Um dos principais problemas do sistema de ensino e aprendizagem é que os alunos são tratados de maneira uniforme. Isto também ocorre no sistema de avaliação em que os alunos são avaliados e julgados sem que se leve em consideração o seu nível de conhecimentos prévios, ou seja, todos os alunos são avaliados da mesma maneira, independentemente de possuírem ou não os pré-requisitos necessários para a avaliação. Por isso, identificar o nível de conhecimento atual do aluno é importante para que a forma de avaliar a aprendizagem seja mais eficaz. Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de adaptação da avaliação da aprendizagem baseado no perfil do aluno, representado pelo seu atual nível cognitivo e metacognitivo, e também possibilitar ao aluno a visualização do seu desempenho, baseado em índices gerados na avaliação. Pretende-se, com isto, suprir professor e aluno com uma nova dinâmica de avaliação, que possa contribuir para melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais