Verificação da Adequação do Conteúdo Textual dos Serviços Web Públicos Brasileiros para Usuários com Baixo Letramento
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol13n2.199Resumo
A popularização da internet propiciou o acesso a diferentes sistemas por meio de diferentes dispositivos. No Brasil, há leis que garantem o acesso à informação por qualquer usuário, independente de suas limitações. Além disso, tem-se investido no acesso aos portais das instituições públicas, visando garantir o acesso por diferentes grupos de usuários, como os analfabetos funcionais. O presente artigo tem como objetivo verificar a adequação do conteúdo informacional dos serviços disponibilizados nos portais de instituições públicas para analfabetos funcionais, de forma a identificar possíveis melhorias no acesso à informação, com apoio de uma ferramenta de análise textual. Para isso, foram analisados textos de 26 serviços web disponíveis num portal público com uma ferramenta que avalia a coesão, coerência e dificuldade dos textos, além da aplicação de uma fórmula de inteligibilidade. Os resultados mostraram que o conteúdo de todos os serviços avaliados não está acessível para analfabetos funcionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-02-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.