Implementação de um Sistema Multi-plataforma para Gerenciamento de Atividades Complementares em Cursos Superiores utilizando Banco de Dados noSQL

Autores

  • Patrick Gonçalves de Lima Centro Universitário UNIFACEAR
  • Luiz Henrique Correia Centro Universitário UNIFACEAR
  • Carlos Alexandre Gouvea da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol14n2.241

Resumo

Atividades Complementares (AC) são uma exigência do Ministério da Educação e têm como objetivo colaborar para o crescimento social e profissional dos estudantes de cursos do ensino superior, exceto nos cursos para tecnólogos. A gestão dessas atividades, muitas das vezes, é custosa devido ao fluxo de etapas de registro, catalogação, verificação, contagem e validação das atividades, sendo necessário o uso de ferramentas auxiliares como planilhas eletrônicas ou sistemas computacionais. Desta forma, Instituições de Ensino Superior (IES) elaboram mecanismos e soluções para gerenciar as etapas de gestão das AC, incluindo por exemplo, a entrega física dos comprovantes de estudantes, o preenchimento de formulários manuscritos, realização de entregas digitais por correio eletrônico ou em plataformas de ensino a distância. Os problemas observados nesses processos causam transtornos para estudantes devido a perda ou rasura de comprovantes de AC já entregues, falta de informação das AC homologadas pela IES, demora na confirmação de recebimento ou homologação das AC, necessidade de comparecimento na IES, e ainda acesso não facilitado à lista de atividades aceitas como AC.  Um dos grandes desafios na gerencia dessas AC é manter esse processo simples e transparente para as IES e os estudantes, de maneira que o acompanhamento seja realizado em tempo real e totalmente pela Internet, sem desperdício de material com impressões, com visibilidade da totalidade de AC já entregues e homologadas, e o acesso facilitado das regras de AC aceitas nos cursos. O presente artigo apresenta uma solução computacional que mitiga os problemas e solucione os desafios da gestão de AC a partir de um sistema multi-plataforma que pode ser utilizado por qualquer IES utilizando ambiente em nuvem (Cloud) e banco de dados não-relacional (noSQL). Resultados mostraram a implementação do sistema Web e aplicativo móvel, nos quais o controle e inserção das AC no sistema permeiam análises na visão dos coordenadores de curso, estudantes e da instituição.

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Biografia do Autor

Carlos Alexandre Gouvea da Silva, Universidade Federal do Paraná

Carlos Alexandre Gouvea da Silva é Engenheiro de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2012, Mestre em 2015 e doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná. É professor 20 horas no Departamento de Engenharia Elétrica UFPR e membro do grupo de pesquisa de Sistemas de Comunicação. É membro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações, Membro da Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) nas sociedades Communication Society IEEE e Circuits and System IEEE. Atua como revisor de periódicos como: IEEE Access e IEEE Latin America Transactions. Suas principais áreas de interesse são telecomunicações, redes de computadores, transmissão e codificação de vídeo, redes wireless, educação e qualidade de ensino em engenharias.

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Publicado

2019-10-10

Edição

Seção

Artigos