ASSISTÊNCIA INTEGRAL A SAÚDE DO ADOLESCENTE NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.1991Palavras-chave:
Adolescente, Saúde, Serviço de saúde, PROSADResumo
Introdução: a adolescência constitui-se como um estágio de transição da infância para a vida adulta, e essa por sua vez não se caracteriza por um processo contínuo e uniforme. O adolescente constitui-se como um grupo vulnerável no que tange as necessidades e problemas relacionados a saúde. Objetivo: desenvolver uma reflexão crítica sobre a atenção integral a saúde de adolescentes no Brasil por meio da revisão de literatura. Método: trata-se de uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, de desenho analítico e descritivo, realizada em bases de dados como BVS, Lilacs e Scielo. A seleção dos artigos teve como critérios de inclusão: periódicos brasileiros que enfocassem o assunto, produzidos entre os anos de 2005 e 2010, com linguagem em português, a partir dos descritores: “adolescente”, “saúde”, “serviço de saúde” e “PROSAD”. Resultados: a identificação dos principais problemas, a seleção de prioridades e a definição de estratégias de atuação devem fazer parte de um processo que envolva os adolescentes e profissionais de diferentes setores. Conclusão: pode-se considerar que os diversos fatores envolvidos na dinâmica do ser adolescente, possibilitando tanto a educação permanente, quanto a construção de práticas integrais em saúde que se fundamentem nos princípios do SUS é uma das maneiras mais concretas para que a atenção integral ao adolescente seja efetivada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).