ATIVIDADE FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2457Palavras-chave:
Estudantes Universitários, Adulto jovem, Atividade FísicaResumo
Introdução: A atividade física vem assumindo um papel fundamental na promoção da saúde nos últimos anos. Desta forma, torna-se interessante seu estudo nas diversas fases da vida. Nos últimos anos, observou-se um grande aumento na quantidade de estudantes universitários em nosso país. Com a entrada na universidade, os estudantes podem assumir condutas nocivas à saúde, tal como a diminuição do nível de atividade física. Objetivo: Revisar a literatura referente aos seguintes aspectos: a) contexto histórico da atividade física, sua relação com a saúde e instrumentos de avaliação; b) nível de atividade física dos universitários brasileiros e fatores associados; e c) prática de atividades físicas e o papel da universidade promotora da saúde. Materiais e métodos: A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas SciELO e Medline/PubMed, no site Google Acadêmico, em periódicos nacionais não indexados, busca especifica por autores e em livros clássicos da área. Resultados: Pode-se inferir que houve grande variação nas prevalências de inatividade física entre as investigações, sendo que este desfecho esteve associado ao sexo feminino e à falta de tempo. O instrumento de avaliação utilizado em todos os estudos foi o questionário, sendo que o IPAQ foi o mais usual. Conclusão: Tendo por base os dados da presente revisão, pode-se constatar a necessidade da elaboração e implantação de políticas públicas que auxiliem na construção de possibilidades para a prática de atividades físicas dentro da própria universidade, com vistas à melhoria da saúde e da qualidade de vida dos estudantes universitários brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).