O FAMILIAR DO CLIENTE ONCOLÓGICO: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.3103Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem, família, oncologia, publicações.Resumo
Introdução: O câncer é uma doença crônica e grave e se estende para todos os membros da família que precisam se reorganizar para atender as necessidades do ente enfermo. Objetivo: identificar publicações acerca do familiar do cliente oncológico e descrever como a literatura aborda sobre o familiar do cliente oncológico. Materiais e métodos: Revisão integrativa da literatura que consiste em análise e sintetização de muitos estudos existentes que investigam problemas idênticos ou similares, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados: Scielo, LILACS e Medline com os descritores: família; enfermagem e câncer. A coleta de dados ocorreu em abril/2012, e os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas: português (Brasil), inglês e espanhol que retratam o cotidiano do familiar cuidador de clientes oncológicos dos últimos cinco anos. Resultados: Foram selecionados 14 artigos que primeiramente foram caracterizados e após leitura dos artigos identificou-se os temas comuns e elaboradas as categorias para expor a síntese do conhecimento encontrado: 1º Relações e adaptações familiares; 2º Conhecimentos dos familiares; 3º Melhora da qualidade de vida dos familiares; 4º Diagnóstico de enfermagem. Conclusão: A enfermagem, parte integrante da equipe multiprofissional, deve visualizar que os clientes oncológicos e seus familiares são indivíduos integrantes de uma mesma situação e devem focar sua atenção não apenas ao indivíduo que possui o diagnóstico, mas, também olhar com atenção o núcleo familiar que se encontra junto do cliente, já que, a intenção real é um cuidado integral, efetiva e com qualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-29
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).