O FAMILIAR DO CLIENTE ONCOLÓGICO: uma revisão integrativa

Autores

  • Gabriela Baptista vieira do Nascimento Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • Fátima Helena do Espirito Santo Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • Emmanoel Carlos da Silva do Nascimento Centro Universitário Anhanguera de Niterói - UNIAN.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.3103

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, família, oncologia, publicações.

Resumo

Introdução: O câncer é uma doença crônica e grave e se estende para todos os membros da família que precisam se reorganizar para atender as necessidades do ente enfermo. Objetivo: identificar publicações acerca do familiar do cliente oncológico e descrever como a literatura aborda sobre o familiar do cliente oncológico. Materiais e métodos: Revisão integrativa da literatura que consiste em análise e sintetização de muitos estudos existentes que investigam problemas idênticos ou similares, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados: Scielo, LILACS e Medline com os descritores: família; enfermagem e câncer. A coleta de dados ocorreu em abril/2012, e os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas: português (Brasil), inglês e espanhol que retratam o cotidiano do familiar cuidador de clientes oncológicos dos últimos cinco anos. Resultados: Foram selecionados 14 artigos que primeiramente foram caracterizados e após leitura dos artigos identificou-se os temas comuns e elaboradas as categorias para expor a síntese do conhecimento encontrado: 1º Relações e adaptações familiares; 2º Conhecimentos dos familiares; 3º Melhora da qualidade de vida dos familiares; 4º Diagnóstico de enfermagem. Conclusão: A enfermagem, parte integrante da equipe multiprofissional, deve visualizar que os clientes oncológicos e seus familiares são indivíduos integrantes de uma mesma situação e devem focar sua atenção não apenas ao indivíduo que possui o diagnóstico, mas, também olhar com atenção o núcleo familiar que se encontra junto do cliente, já que, a intenção real é um cuidado integral, efetiva e com qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Baptista vieira do Nascimento, Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense - UFF.

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde (MACCS) pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Fátima Helena do Espirito Santo, Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense - UFF.

Enfermeira.Doutora; Professora Adjunto do Departamento Médico Cirúrgico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Emmanoel Carlos da Silva do Nascimento, Centro Universitário Anhanguera de Niterói - UNIAN.

Bacharel em Farmácia pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói - UNIAN.

Downloads

Publicado

2015-09-29

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO