A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS THE ROLE OF NURSES IN THE ORGAN DONATIONS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n19.336Palavras-chave:
transplantes, transplantes de órgãos, enfermagem.Resumo
A tarefa de aumentar o número de transplantes com suporte adequado é realizada pela equipe de captação de órgãos, que possui funções de identificação do possível doador de órgãos e tecidos, realização da proposta ao familiar sobre o consentimento da doação, orientação sobre o processo de captação e transplantes de órgãos, sempre ressaltando os benefícios que tal processo proporciona aos receptores, e ainda evita que qualquer dúvida paire sobre quaisquer etapas desse evento, com destaque para o enfermeiro, que visa a organizar esse processo dentro do cenário nacional. Descrever a importância do papel do enfermeiro no processo de captação de órgãos no Brasil. O trabalho em questão é uma pesquisa bibliográfica. Os potenciais doadores são, na maioria, vítimas de trauma ou acidente vascular encefálico, que podem desenvolver morte encefálica, mas, para que seja efetivada a doação, faz-se necessária a sua identificação como possível doador, para assim acionar-se a organização de procura de órgãos, que será responsável por todo o processo de captação e pela equipe de transplante dos órgãos. Esse trabalho procurou esboçar a importância do papel do enfermeiro, profissional fundamental, que atua à frente de todo o processo de captação de órgãos, desde a existência de um possível doador até a devolução do corpo aos familiares, e que estende suas atividades à divulgação e à desmistificação do tema. Portanto, diante do exposto, verifica-se que o papel do enfermeiro na captação de órgãos é de grande relevância, pois é ele o elo entre equipe/ família/doador/receptor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).