HEMOFILIA: UMA REVISÃO PARA O ENFERMEIRO HEMOPHILIA: A REVIEW FOR NURSES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n18.351Palavras-chave:
hemofilia, fator VIII e IX de coagulação, coagulopatias, enfermagem em coagulopatias.Resumo
A hemofilia é uma doença hereditária de gene recessivo e ligada ao cromossomo X, de modo que a mulher é apenas portadora. Apresentar uma revisão literária sobre a patologia hemofilia e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença. Constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma alteração genética e hereditária, devido à falta ou à diminuição dos fatores VIII e IX da coagulação; portanto, o sangue demora a formar um coágulo ou, quando este é formado, não é efetivo. Seu principal sintoma é a hemorragia causada por traumas que, geralmente, ocorrem em regiões cutâneo-mucosas, musculares, tecidos moles, articulares e viscerais, e sua gravidade depende da localização e do grau hemorrágico. A confirmação do diagnóstico é feita por exames laboratoriais que avaliam a hemostasia e testes que estudam a fibrinólise, tempo de protrombina e trombina. O tratamento das crises é feito por reposição dos fatores de coagulação ou agentes antifibrinolíticos. Apesar do avanço tecnológico e das pesquisas na área da saúde, ainda existem poucos profissionais capacitados para diagnosticar e para cuidar dos portadores dessa doença; portanto, ter uma equipe de enfermagem com enfermeiro capacitado para a assistência ao portador de hemofilia é de suma importância, pois, devido à sua formação, assiste aqueles holisticamente. Apresentar e ressaltar a importância da atuação do enfermeiro para o portador dessa doença e, assim, colaborar com informações necessárias para sua formação, além de ser fonte de consulta para a realização de trabalhos acadêmicos e a divulgação da importância do tema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).