EFEITOS DE DUAS SESSÕES AGUDAS DE EXERCÍCIO, REALIZADAS NO MESMO DIA EM DIFERENTES INTENSIDADES NA CONTAGEM DE LEUCÓCITOS TOTAIS, LINFÓCITOS CIRCULANTES E TECIDUAIS EFFECTS OF TWO ACUTE EXERCISE SESSIONS PERFORMED IN THE SAME DAY IN DIFFERENT INTENSITIES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n11.413Resumo
O presente estudo objetivou investigar as respostas imunes frente a duas sessões de exercício, realizadas no mesmo dia. Foram utilizados ratos machos Wistar, divididos em grupo controle, animais sedentários (C; n=8); grupo exercitado de forma aguda em intensidade leve por 60min (L60; n=8); grupo exercitado de forma aguda em intensidade moderada por 15min (M15; n=8) e grupo exercitado em duas sessões no mesmo dia (2S; n=8). O grupo que realizou duas sessões no mesmo dia demonstrou leucocitose 23% maior do que o grupo leve de 60min e 15% maior do que o grupo moderado de 15min, elevação nos neutrófilos quando comparado aos grupos exercitados por uma sessão e diminuição no percentual de linfócitos circulantes em relação aos mesmos grupos (p < 0,05). Os resultados mostraram que uma segunda sessão de exercício, realizada no mesmo dia, promoveu diferentes respostas na mobilização das subpopulações de leucócitos para a circulação geral, quando comparado com uma única sessão de exercícioDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).