EFEITOS DE DUAS SESSÕES AGUDAS DE EXERCÍCIO, REALIZADAS NO MESMO DIA EM DIFERENTES INTENSIDADES NA CONTAGEM DE LEUCÓCITOS TOTAIS, LINFÓCITOS CIRCULANTES E TECIDUAIS EFFECTS OF TWO ACUTE EXERCISE SESSIONS PERFORMED IN THE SAME DAY IN DIFFERENT INTENSITIES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n11.413Abstract
O presente estudo objetivou investigar as respostas imunes frente a duas sessões de exercício, realizadas no mesmo dia. Foram utilizados ratos machos Wistar, divididos em grupo controle, animais sedentários (C; n=8); grupo exercitado de forma aguda em intensidade leve por 60min (L60; n=8); grupo exercitado de forma aguda em intensidade moderada por 15min (M15; n=8) e grupo exercitado em duas sessões no mesmo dia (2S; n=8). O grupo que realizou duas sessões no mesmo dia demonstrou leucocitose 23% maior do que o grupo leve de 60min e 15% maior do que o grupo moderado de 15min, elevação nos neutrófilos quando comparado aos grupos exercitados por uma sessão e diminuição no percentual de linfócitos circulantes em relação aos mesmos grupos (p < 0,05). Os resultados mostraram que uma segunda sessão de exercício, realizada no mesmo dia, promoveu diferentes respostas na mobilização das subpopulações de leucócitos para a circulação geral, quando comparado com uma única sessão de exercícioDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).