NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES DURANTE O ENSINO MÉDIO TEENAGERS’ PHYSICAL ACTIVITY LEVEL DURING HIGH SCHOOL

Autores

  • Fábio Luis Ceschini Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSPUSP
  • Aylton Figueira Júnior Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n7.445

Palavras-chave:

atividade física, adolescência, sedentarismo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a prática de atividade física de adolescentes entre a 1a e 3a séries do ensino médio da rede estadual de ensino. A amostra foi composta por 152 estudantes do ensino médio de uma escola estadual da Zona Norte da cidade de São Paulo, avaliados quando iniciaram a 1a série (2003) e reavaliados em outras duas ocasiões (2004 e 2005), com intervalo de 12 meses entre as avaliações. Para determinar o nível de atividade física, foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão VIII curta. Foi utilizado o teste Qui-Quadrado para comparação das proporções com nível de signifi cância p<0,05. Verifi cou-se redução média de 59,8% no nível de atividade física dos adolescentes entre a 1a e 3a séries. Para as meninas, essa redução foi de 67,7% e de 50,0% para os meninos. Conclui-se que, conforme aumenta a série no ensino médio, há redução na proporção de adolescentes classifi cados como sufi cientemente ativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>