CONSUMO DE ÁLCOOL E TABACO RELACIONADO AO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADULTOS JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol1n1.490Palavras-chave:
tabagismo, alcoolismo, promoção da saúde.Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar o consumo de álcool e tabaco, associados ao nível de atividade física em adultos jovens, da região metropolitana de São Paulo. Foram avaliados 30 homens e 20 mulheres, com média de idade de 21,58 ± 3,51 anos, abordando questões relativas à quantidade diária e freqüência semanal das variáveis. Consideramos valores médios, desvio padrão e correlação Spearman Rho com nível de significância de p<0,05. 98% apresentam níveis de atividade física total (NAFTt) superior a 30 minutos/dia, resultado da somatória de três situações: casa, trabalho e dia-a-dia e 60% consomem bebidas alcoólicas. Entre os grupos estudados (fumantes (36%) e não fumantes (64%), encontramos valores de correlação baixa moderada de magnitude r=0,09 e 0,38, masculino e feminino, respectivamente, nas variáveis NAFTt x cigarro/dia. Os fumantes apresentaram maior NAFTt, principalmente as mulheres, com maior prevalência nos comportamentos estudados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-04-08
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).