EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE O SISTEMA IMUNE PHYSICAL EXERCISES EFFECT ON THE IMMUNE SYSTEM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n7.448Palavras-chave:
exercício, sistema imune, leucócitos.Resumo
O exercício físico pode promover modifi cações agudas e crônicas sobre o sistema imune. No estado de repouso, o sistema imune de atletas e não atletas são similares. Muitos componentes imunológicos exibem alterações adversas frente ao exercício extenuante e/ou de longa duração. Os leucócitos totais e suas subpopulações podem exibir diferentes respostas, dependendo do tipo, duração e intensidade do exercício. O risco de infecções pode aumentar em situações nas quais o sistema imune está debilitado. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sobre os efeitos do exercício sobre o sistema imunológico.Downloads
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).