OFICINAS PROBLEMATIZADORAS PARA O CUIDADO DE DIABÉTICOS INSULINODEPENDENTES NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol15n54.4830Palavras-chave:
Educação em saúde, diabetes mellitus, atenção primária à saúde, autocuidado, alimentaçãoResumo
Introdução: A atenção primária à saúde é lócus de estratégias de cuidado aos diabéticos insulinodependentes, incluindo os grupos de educação em saúde, com vistas a fortalecer o autocuidado. Objetivo: Descrever e analisar oficinas problematizadoras para diabéticos insulinodependentes atendidos em uma Unidade Básica de Saúde inserida em território vulnerável. Materiais e método: Trata-se de pesquisa-intervenção com 14 diabéticos com média de idade de 62,5 anos. Foram organizados quatro encontros em formato de oficinas que se desdobraram a partir de temas geradores elencados nos primeiros encontros sobre as dificuldades do autocuidado. As transcrições dos encontros foram analisadas segundo técnica de análise de conteúdo. Resultados: As principais dificuldades no cuidado relatadas pelos diabéticos foram: a alimentação restritiva, a relação com os profissionais de saúde, a insulinoterapia e as questões socioeconômicas. As estratégias utilizadas foram roda de conversa e degustação de alimentos. As oficinas proporcionaram abertura à experimentação de sabores, como os edulcorantes, e aos diversos saberes, de modo que surgiram, no próprio grupo, formas de manejo para as dificuldades a partir do repertório dos participantes, do saber popular e do compartilhamento de estratégias de cuidado relacionadas ao território. Conclusões: A utilização de oficinas para o cuidado de indivíduos diabéticos pode tornar o processo educativo mais horizontalizado, usando da troca de saberes e do manejo do cuidado a partir dos contextos do grupo e dos problemas enfrentados no cotidiano do indivíduo, da família, da comunidade e do território. Acredita-se que a intervenção que utiliza o compartilhamento de saberes torna-se potencializadora do autocuidado.
Downloads
Referências
GBD 2015 Disease and Injury Incidence and Prevalece Collaborators. Global, regional and national incidence, prevalence, and years lived with disability for 310 diseases and injures, 1990-2015: a systemic analisys for the Global Burden and Disease study 2015. The Lancet. 2016;388:1545-602.
GBD 2015 Mortality and Causes of Death Collaborators. Global, regional, and national life expectancy, all-cause mortality, and cause-specific mortality for 249 causes of death, 1980-2015: a systemic analysis for the Global Burden of Disease Study 2015. The Lancet. 2016;388:1459-544.
Malta DC, Oliveira TP, Santos MAS, Andrade SSCA, Silva MMA. Avanços do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil, 2011-2015. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(2):373-90.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes mellitus. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2006 [citado em 2017 jul 24]. 56 p. Disponível em: https://goo.gl/aSgiWM
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2013-2014 [Internet]. São Paulo: AC Farmacêutica; 2014 [citado em 2015 ago 20]. 382 p. Disponível em: https://goo.gl/jfjgo5
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2009. 146 p.
Freire P. Pedagogia do oprimido. 58ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2014. 253 p.
Gomes LB, Merhy EE. Compreendendo a educação popular em saúde : um estudo na literatura brasileira. Cad Saúde Pública. 2011;27(1):7-18.
Rocha ML; Aguiar KF. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicol Ciênc Prof. 2003;23(4):64-73.
Passos E, Barros RB. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psic Teor e Pesq [Internet]. 2000;16(1):71-9.
Novartis. Conhecendo o diabetes mellitus com o “Dr. Legalvus” [Internet]. São Paulo: Novartis; 2014 [citado em 2014 jul 29]. Vídeo: 9 min, 28 seg. Disponível em: https://youtu.be/IW4R9I6AG4Q
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: Hucitec; 2010.
Silva TR, Feldmam C, Lima MHA, Nobre MRC, Domingues RZL. Controle de diabetes mellitus e hipertensão arterial com grupos de intervenção educacional e terapêutica em seguimento ambulatorial de uma Unidade Básica de Saúde. Saúde e Soc. 2006;15(3): 180-9.
Ribeiro AG, Cotta RMM, Ribeiro SMR, Dias CMGC, Araújo RMA. Representações sociais de mulheres portadoras de hipertensão arterial sobre sua enfermidade: desatando os nós da lacuna da adesão ao tratamento na agenda da saúde da família. Physis. 2011;21(1):87-112.
Souza AC. Cartografias do cuidado de indivíduos com diabetes mellitus em situação de pobreza [Tese]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2011.
Carbone ET, Rosal MC, Torres MI, Goins KV, Bermudez OI. Diabetes self-management: perspectives of Latino patients and their health care providers. Patient Educ Couns. 2007;66(2):202-10.
Zamzam S, Anoosheh M, Ahmadi F. Barriers to diabetes control from Syrian women’s perspectives. Jpn J Nurs Sci. 2013;10(1):121-9.
Souza CR, Zanetti ML. Administração de insulina: uma abordagem fundamental na educação em diabetes. Rev Esc Enferm USP. 2000;34(3):264-70.
Hayes RP, Bowman L, Monahan PO, Marrero DG, McHorney CA. Understanding diabetes medications from the perspective of patients with type 2 diabetes: prerequisite to medication concordance. Diabetes Educ. 2006;32(3):404-14.
Khan H, Lasker SS, Chowdhury TA. Prevalence and reasons for insulin refusal in Bangladeshi patients with poorly controlled type 2 diabetes in East London. Diabet Med. 2008;25(9):1108-11.
Sociedade Brasileira de Diabetes [Internet]. São Paulo: SBD; c2017 [atualizado em 2014 abr 29; citado em 2015 ago 20]. O teste de hemoglobina glicada (A1C): O que é e para que serve. Disponível em: https://goo.gl/nF8ugT
Ribas CRP, Santos MA, Zanetti ACG, Zanetti ML. Representações sociais de pacientes com diabetes mellitus sobre o atendimento por profissionais de saúde. Psico PUCRS. 2013;44(1):139-49.
Moreno DMFC, Visani I, Ruiz MRAR, Muller L, Bittencourt JC, Pelicioni AF. Avaliação das ações de promoção de saúde em hipertensão e diabetes em três unidades básicas de saúde no município de São Paulo. In: Caderno técnico CAEPS-DANT: capacitação em avaliação da efetividade das ações de promoção da saúde em doenças e agravos não transmissíveis. São Paulo: Prefeitura do Município de São Paulo; 2009. p. 23-5.
Adolfsson ET, Starrin B, Smide B, Wikblad K. Type 2 diabetic patients’ experiences of two different educational approaches – a qualitative study. Int J Nurs Stud. 2008;45(7):986-94.
Dias VP, Silveira DT, Witt RR. Educação em saúde: o trabalho de grupos em atenção primária. Rev APS. 2009;12(2):221-7.
Pimentel VRM, Sousa MF, Hamann EM, Mendonça AVM. Food and nutrition in the Family Health Strategy in five Brazilian cities. Cien Saude Colet. 2014;19(1):49-57.
Faria HX, Araujo MD. Uma perspectiva de análise sobre o processo de trabalho em saúde: produção do cuidado e produção de sujeitos. Saúde Soc. 2010;19(2):429-39.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).