OFICINAS PROBLEMATIZADORAS PARA O CUIDADO DE DIABÉTICOS INSULINODEPENDENTES NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Autores/as

  • Daniela Goncalves Godoy Moutinho
  • Maria Fernanda Petroli Frutuoso Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol15n54.4830

Palabras clave:

Educação em saúde, diabetes mellitus, atenção primária à saúde, autocuidado, alimentação

Resumen

Introdução: A atenção primária à saúde é lócus de estratégias de cuidado aos diabéticos insulinodependentes, incluindo os grupos de educação em saúde, com vistas a fortalecer o autocuidado. Objetivo: Descrever e analisar oficinas problematizadoras para diabéticos insulinodependentes atendidos em uma Unidade Básica de Saúde inserida em território vulnerável. Materiais e método: Trata-se de pesquisa-intervenção com 14 diabéticos com média de idade de 62,5 anos. Foram organizados quatro encontros em formato de oficinas que se desdobraram a partir de temas geradores elencados nos primeiros encontros sobre as dificuldades do autocuidado. As transcrições dos encontros foram analisadas segundo técnica de análise de conteúdo. Resultados: As principais dificuldades no cuidado relatadas pelos diabéticos foram: a alimentação restritiva, a relação com os profissionais de saúde, a insulinoterapia e as questões socioeconômicas. As estratégias utilizadas foram roda de conversa e degustação de alimentos. As oficinas proporcionaram abertura à experimentação de sabores, como os edulcorantes, e aos diversos saberes, de modo que surgiram, no próprio grupo, formas de manejo para as dificuldades a partir do repertório dos participantes, do saber popular e do compartilhamento de estratégias de cuidado relacionadas ao território. Conclusões: A utilização de oficinas para o cuidado de indivíduos diabéticos pode tornar o processo educativo mais horizontalizado, usando da troca de saberes e do manejo do cuidado a partir dos contextos do grupo e dos problemas enfrentados no cotidiano do indivíduo, da família, da comunidade e do território. Acredita-se que a intervenção que utiliza o compartilhamento de saberes torna-se potencializadora do autocuidado.

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Biografía del autor/a

Daniela Goncalves Godoy Moutinho

Enfermeira pela Universidade Lusiada. Pos-graduação latu sensu em Terapia Intensiva Adulto pela Universidade Católica de Santos. Mestre em Ensino em Ciencias da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Chefe de Seção Unidade de Saúde da Família Morro São Bento, Santos, tendo atuado como Enfermeira na atenção básica do municipio desde 2011.

Maria Fernanda Petroli Frutuoso, Universidade Federal de São Paulo

Nutricionista pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista com atividades no Curso de Nutrição e atividades interdisciplinares no Eixo Trabalho em Saúde para os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. Docente do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde - Mestrado Profissional Intercampi São Paulo e Baixada Santista, da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2017-12-22