UMA VISÃO DA DANÇA E SUAS LESÕES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol1n1.493Palavras-chave:
dança, lesões, educação física.Resumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre aspectos relacionados a lesões associadas à dança. Algumas lesões apresentam maior prevalência em função dos movimentos e das adaptações anatômicas dos particantes. As lesões encontradas com maior freqüência foram nos tornozelos e pés, muito associadas com o uso da sapatilha. Nesse sentido algumas escoriações no tecido tegumentar foram encontradas. Ainda seria interessante ressaltar que as aulas não seguem uma programação de preparação física, o que resulta em maior possibilidade de lesões. Por outro lado, algumas citações apresentam que a participação dos professores é de extrema importância para o sucesso na prática dos movimentos. Assim, podemos concluir que as estruturas corporais estressadas pela sua constante utilização, os treinos de preparação corporal e os treinos específicos repetitivos, movimentos de flexões, extensões e rotações, principalmente em membros inferiores, são importantes fatores na predisposição de lesões na dança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).