TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA OS CUIDADORES DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRAQUEOSTOMIA: ESTUDO DE VALIDAÇÃO

Ana Cláudia Souza Abreu, Daliane Ferreira Marinho, Iana Bruna Parente Cardoso

Resumo


RESUMO

Introdução: A utilização de materiais educativos impressos na área da saúde é uma prática comum no Sistema Único de Saúde (SUS). As informações de uma tecnologia educativa auxiliam na tomada de decisão cotidiana do cuidador quanto ao manejo adequado do paciente. Objetivos: Este estudo teve como objetivo elaborar e validar uma tecnologia educativa, do tipo cartilha, para os cuidados de pacientes submetidos a traqueostomia. Materiais e métodos: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, sendo realizado em duas fases, sendo a primeira fase de produção da cartilha e a segunda etapa de validação. A coleta de dados foi realizada no hospital municipal de Santarém – Pará, durante o ano de 2018. O instrumento da coleta de dados foi por meio de questionários de avaliação da cartilha. Na análise dos dados, utilizou-se a escala de likert com grau de concordância de no mínimo 80%. Resultados: A amostra foi composta por 18 voluntários, sendo 13 juízes-especialistas e 5 cuidadores. A análise dos juízes-especialistas alcançou concordância de 97,22%, sendo que no primeiro bloco obteve 100%, no segundo 97,44% e no terceiro 94,23%. Apesar de todos receberem valor maior que 80%, houve sugestões de modificações na cartilha e que foram acatadas. Já a avaliação do público-alvo obteve concordância de 100% em todos os blocos e sem sugestões. Conclusão: A cartilha foi considerada válida pelos juízes e cuidadores, devendo ser um recurso complementar para os cuidadores dos pacientes traqueostomizados.

Palavras-chaves: Traqueostomia. Manual. Produção. Validação. Orientação.

ABSTRACT

Introduction: The use of educational materials printed in the health area is a common practice in the Unified Health System (SUS). The information of an educational technology helps in the daily decision making of the caregiver as to the proper management of the patient. Objectives: This study aimed to elaborate and validate a booklet-type educational technology for the care of patients undergoing tracheostomy. Materials and methods: This was a research with a quantitative approach, being carried out in two phases, being the first phase of production of the booklet and the second stage of validation. Data collection was performed at the municipal hospital of Santarém - Pará, during the year 2018. The instrument of data collection was through questionnaires to evaluate the booklet. In the analysis of the data, we used the likert scale with a degree of agreement of at least 80%. Results: The sample consisted of 18 volunteers, 13 judges and 5 caregivers. The analysis of the expert judges reached agreement of 97.22%, and in the first block obtained 100%, in the second 97.44% and in the third 94.23%. Although all received a value greater than 80%, there were suggestions for modifications in the booklet that were adhered to. On the other hand, the evaluation of the target audience obtained 100% agreement in all blocks and without suggestions. Conclusion: The booklet was considered valid by judges and caregivers, and should be a complementary resource for caregivers of tracheostomized patients.

Key-words: Tracheostomy. Manual. Production. Validation. Guidance.


Palavras-chave


Fisioterapia

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DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol17n59.5730