Referência e contrarreferência no sistema único de saúde: desafios para a integralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7614

Palavras-chave:

Referência, Sistema Único de Saúde, Serviços de Saúde, Integralidade em Saúde

Resumo

Introdução: A integralidade em saúde enquanto princípio norteador do Sistema Único de Saúde no Brasil se constitui como um conceito técnico-operacional polissêmico que se faz presente desde pontuais aconselhamentos acerca das dimensões biopsicossocial do usuário, a encaminhamentos que contemplem a demanda de maneira resolutiva. A referência e contrarreferência nesse sentido permite a edificação e ordenação dos fluxos e trânsitos dos usuários nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). Objetivos: Identificar e discutir os principais desafios enfrentados pelo sistema de referência e contrarreferência no SUS e as implicações trazidas a partir desses fenômenos para a integralidade. Materiais e métodos: Em novembro e dezembro de 2019 ocorreu o levantamento bibliográfico utilizando-se as bases: SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Pubmed e Scopus. Após a aplicação dos critérios de exclusão pré-estabelecidos pelos autores, obteve-se 14 estudos que compuseram a amostra final do presente estudo. Houve a descrição por estatística simples e qualitativa dos dados, apresentados em quatro categorias. Resultados e Conclusões: Dentre os 14 estudos eleitos, se notou que a realização de estudos neste âmbito é predominante no Nordeste (35,71%) do País. A atualidade do tema chamou atenção, a maioria foi publicada em 2019 (35,71%), 12 deles (85,71%) foram publicados em periódicos nacionais. O delineamento dos estudos foi predominantemente transversal (71,4%), de análise qualitativa (42,8%). Os desafios classificaram-se em dificuldades de segmento técnico-operacional, logístico, de comunicação e de recursos humanos relacionadas a gestão do sistema de referência e contrarreferência. Assim, foi possível identificar o panorama situacional das experiências com o sistema de referência e contrarreferência no SUS..

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Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Fisioterapia, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Estudante do curso de Fisioterapia na Universidade Federal de Sergipe, presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva.

Laura Dayane Gois Bispo, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Enfermagem, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Estudante do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Laíse Luemmy de Lima Ferreira, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Enfermagem, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Estudante do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Júlia Júlia Lorena Santos de Souza, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Terapia Ocupacional, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Estudante do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Laís Santana de Jesus , Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Nutrição, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Estudante do curso de Nutrição na Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Víctor da Silva Teixeira, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Medicina, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Estudante do curso de Medicina na Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Raphaela Schiassi Hernandes, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Terapia Ocupacional, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Graduada em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Salesiano Auxilium de Lins (2003). Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo (2010). Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2015).

Rodrigo Alves dos Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Terapia Ocupacional, Lagarto, Sergipe, Brasil.

Terapeuta Ocupacional (2011). Mestre (2016) e Doutor (2020) em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2021-10-02