Inovação e juventude: um estudo sobre produção e consumo de notícias e o Jornalismo porvir

Beatriz Becker, Igor Waltz, Heitor Leal Machado, Rafael Pereira da Silva

Resumo


Refletir sobre o jornalismo porvir implica pensar inovações na produção noticiosa e os modos como jovens consomem notícias. Este trabalho aponta características de conteúdos e formatos audiovisuais direcionados ao público juvenil, mediante uma análise dos sites BuzzFeed Brasil, Vice Brasil, AJ+ e NowThis News. Este estudo também identifica as maneiras como universitários do Rio de Janeiro se relacionam com as notícias, aferidas com a aplicação de questionários on-line com seis grupos de estudantes no Facebook. Assim, o artigo aponta tendências e desafios das práticas jornalísticas na atualidade.


Palavras-chave


inovação; juventude; notícia; conteúdos e formatos audiovisuais; consumo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5172

Indexadores de que a C&I faz parte:

 

 

Latindex

Latindex

 

ISSN 2178-0145