SETE DIMENSÕES PARA LEITURA CRÍTICA E CRIATIVA DAS NOTÍCIAS EM ÁUDIO E VÍDEO: repensando a qualidade do jornalismo audiovisual no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239328

Palavras-chave:

News Literacy 1, qualidade em jornalismo 2, ensino de jornalismo audiovisual 3.

Resumo

Diante da abundância de informações acessíveis em diferentes dispositivos e telas, a confiabilidade das notícias é fundamental para fomentar as práticas democráticas e o exercício da cidadania. Este trabalho apresenta um método formado por sete dimensões para avaliar a credibilidade e a qualidade de matérias e reportagens em áudio e vídeo, buscando contribuir para o ensino do jornalismo audiovisual. Tais dimensões, amparadas em pesquisas em jornalismo e estudos de televisão e de News Literacy, são aplicadas na análise da série “Pra Onde, Brasil” do Profissão Repórter da Rede Globo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Becker

Professora Emérita da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ); Docente Permanente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura desta mesma instituição e Bolsista de Produtividade do CNPq. Possui Pós-Doutorado em Comunicação pela Goldsmiths, University of London e pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.  É autora de  "A Construção Audiovisual da Realidade: uma historiografia das narrativas jornalísticas em áudio e vídeo", "Televisão e Telejornalismo:Transições"; "A linguagem do Telejornal" ; Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de "Pantanal: A Reinvenção da Telenovela". 

Igor Waltz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

Pesquisador de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista do programa Pós-Doutorado Nota 10 (PDR 10) da Faperj.

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso de. Protecting democracy or conspiring against it? Media and politics in Latin America: a glimpse from Brazil. Journalism, v. 20, n. 7, 2019.

ANDERSON, Peter J.; OGOLA, George; WILLIAMS, Michael. The Future of Quality News Journalism. A Cross-Continental Analysis. Nova Iorque e Londres: Routledge, Taylor &Francis Group, 2013.

BARCELLOS, Caco. Profissão: repórter: histórias entre o céu e a terra. In: BARCELLOS, Caco (e equipe). Profissão Repórter 10 Anos: grandes aventuras, grandes reportagens. São Paulo: Planeta do Brasil, 2016.

BECKER, Beatriz. News Literacy: a potência do diálogo entre jornalismo e educação para promover uma sociedade mais inclusiva e sustentável. In: ANAIS DO 32° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2023, São Paulo. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/news-literacy-a-potencia-do-dialogo-entre-jornalismo-e-educacao-para-promover-um?lang=pt-br. Acesso em: 22 out. 2023.

BECKER, Beatriz. A Construção Audiovisual da Realidade: uma historiografia das narrativas jornalísticas em áudio e vídeo. Rio de Janeiro: MauadX, 2022a.

BECKER, Beatriz. Luzes na Nebulosa Paisagem da Desinformação. In: PEREIRA, Ariane; MELLO, Edna; EMERIM, Cárlida; FINGER, Cristiane (org.). Qualificação da informação telejornalística: Propostas teórico-metodológicas de combate à desinformação. Florianópolis: Editora Insular, 2022b. p. 11-22-Prefácio. (Coleção Jornalismo Audiovisual, vol. 14).

BECKER, Beatriz. Reconfigurações do Jornalismo Audiovisual: um estudo da cobertura do Fantástico sobre a Pandemia da Covid-19. Revista Lumina (UFJF), v. 15, n. 3, p. 6-22, 2021.

BECKER, Beatriz. Análise Televisual Convergente: um procedimento metodológico para leitura crítica dos processos comunicativos de telejornais e programas televisivos. Galáxia; n. 43, p. 69-81, 2019.

BECKER, Beatriz. Mídia e Jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. Matrizes, v. 5, n. 2, 2012a, p. 231-250.

BECKER, Beatriz. Jornalismo audiovisual de qualidade: um conceito em construção. Estudos em jornalismo e mídia, v5, n.2, 2009.

BECKER, Beatriz; THOMÉ, Claudia. Subjetivação como estratégia do telejornalismo na defesa da ciência. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 21, n. 47, 2023.

BRASIL, Antonio; PAVLIK, John V. Big Data, Código Computacional e Arquivos de Notícias Televisivas: implicações dos avanços nos métodos de investigação audiovisual para a qualidade do jornalismo. Parágrafo, v. 4, n. 2, 2016.

CABRAL, Eula Dantas Taveira; CABRAL FILHO, Adilson Vaz. Sociedad civil y concentración de medios en Brasil. P2P e Inovação. IBCT, v. 2, n. 2, 2016.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A Crise do jornalismo tem solução? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Indicadores da Qualidade no Jornalismo: políticas, padrões e preocupações de jornais e revistas brasileiros. Brasília: UNESCO, Série Debates CI, n.3, 2010.

DANTAS, Marcos. Internet: um debate ainda no cocuruto do iceberg. Instituto Telecom (site), 28 mar. 2023. Disponível em: https://www.institutotelecom.com.br/internet-um-debate-ainda-no-cocuruto-do-iceberg/. Acesso em: 30 out. 2023.

DIJCK, José van; POELL, Thomas.; WAAL, Martijn De. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Nova York: Oxford University Press, 2018.

FIGARO, Roseli; NONATO, Claudia; GROHMANN, Rafael. As Mudanças no Mundo do Trabalho do Jornalista. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2018.

FÜRST, Silke. In the Service of Good Journalism and Audience Interests? How Audience Metrics Afect News Quality? Media and Communication, v. 3, n. 8, p. 270-280, 2020.

LAWRENCE, Regina.; NAPOLI, Philip. News Quality in the Digital Age. Nova Iorque, Londres: Routledege, Taylor&Francis Group, 2023.

MARINONI, Bruno. Concentração dos meios de comunicação de massa e o desafio da democratização da mídia no Brasil. Intervozes, 2015.

McQUAIL, Denis. Journalism and Society. Londres: Sage Publications, Ltd., 2013.

NASCIMENTO, Thatiany; LYCARIÃO, Diógenes; FERREIRA, Cláudia R. Qualidade no jornalismo e democracia: uma revisão sistemática de literatura. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, vol.20, n.1, 2023.

PASSOS, Paula. Profissão Repórter: A fórmula que deu certo. Curitiba: Appris: 2023.

PATTERSON, Thomas E. Tendências do jornalismo contemporâneo. In: TRAQUINA, Nelson. Questões Críticas do Jornalismo Contemporâneo: os papéis pulverizados do capitalismo. Florianópolis: Insular, 2023.

PINTO, Manuel; MARINHO, Sandra. A Qualidade em Jornalismo: problematização e operacionalização do conceito. In: I Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos; II Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos. Anais [...]. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2003.

PRAZERES, Michelle; RATIER, Rodrigo. O fake é fast? Velocidade, desinformação, qualidade do jornalismo e media literacy. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 17, n. 1, p. 82-95, 2020.

RESENDE, Fernando; ROBALINHO, Roberto; AMARAL, Diego. Modos de Ser Sul: territorialidades, afetos e poderes. Rio de Janeiro: E-papers, 2020.

RIVAS-DE-ROCA, Rubén. Mapping Quality Digital Journalism Research Trends and Pending Challenges in the Age of Hi-Tech. In: International Conference on International Studies in Social Sciences and Humanities (CISOC), Atlantis Press, 2022.

SANTOS, Thiago Emanoel Ferreira DOS. Infotainment na TV: as estratégias de endereçamento do Profissão Repórter. In: GOMES, Itania Maria Mota (Org.). Gênero televisivo e modo de endereçamento no telejornalismo. Salvador: EDUFBA, 2011.

SOARES, Rosana Lima. De Linha Direta a Profissão Repórter: margens cambiantes do telejornalismo. In: SOARES, Rosana de Lima; GOMES, Mayra Rodrigues (Org.). Profissão Repórter em Diálogo. São Paulo: Editora Alameda, 2012.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Report: Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Estrasburgo: Conselho Europeu, 2017.

WARDLE, Claire. Fakenews. It's complicated. First Draft, 2017. Disponível em: https://firstdraftnews.org/articles/fake-news-complicated/. Acesso em: 21 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Becker, B., & Waltz, I. (2024). SETE DIMENSÕES PARA LEITURA CRÍTICA E CRIATIVA DAS NOTÍCIAS EM ÁUDIO E VÍDEO: repensando a qualidade do jornalismo audiovisual no ensino. Comunicação & Inovação, 24, E20239328. https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239328