Ambientes de inovação para a indústria criativa

Autores

  • Marcela Guimarães Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa - campus São Borja)
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa (Unipampa - campus São Borja)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5232

Palavras-chave:

classe criativa, cultura maker, indústria criativa

Resumo

Este estudo busca identificar a participação da indústria criativa e da classe criativa nos ambientes dedicados à inovação. Para tanto, parte de uma revisão bibliográfica sobre o movimento maker, ambientes de inovação e indústria criativa, e de uma pesquisa quantitativa, em que são analisados os dados do censo 2017 do Coworking Brasil, e da Rede Fab Lab Brasil. Os resultados demonstram que os ambientes de inovação crescem diante da emergência de novas formas de trabalho e de relacionamento no ambiente de trabalho e como resultado de avanços tecnológicos, o que não pode ser interpretado como uma tendência, mas como uma forma de fortalecimento dos setores e da classe criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Guimarães Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa - campus São Borja)

Pós-doutoranda em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (mestrado profissional) e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja, RS, Brasil. Líder do GP Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (CNPq). Coordenadora do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult).

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa (Unipampa - campus São Borja)

Pós-doutorando em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (mestrado profissional) e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja, RS, Brasil. Pesquisador do GP Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (CNPq). Coordenador do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult).

Downloads

Publicado

2018-07-20