PESQUISA APLICADA À COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: LIMITES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Luís Roberto Rossi Del Carratore

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol7n12.637

Palavras-chave:

Pesquisa de Mercado, Pesquisa em Publicidade, Pesquisa em Comunicação

Resumo

O presente artigo trata das questões relativas à pesquisa de mercado, com ênfase na sua aplicação para a comunicação publicitária e seus efeitos. Não se trata, pois, de discutir a validade dos métodos, técnicas e tipos de estudo, nem tampouco expor uma classificação dos mesmos. Seu propósito é, especificamente, apresentar situações em que a aplicação de pré e pós-testes publicitários, de estudos qualitativos e quantitativos, dentre outros métodos e tipos, não consegue contribuir com a necessidade da propaganda e que, por vezes, oferecem informações pouco úteis às decisões nesta área, que exige cada vez mais agilidade, pertinência, profundidade e sensibilidade no trato de suas questões.

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Biografia do Autor

Luís Roberto Rossi Del Carratore

Publicitário; mestre e doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP; professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau e da Universidade do Vale do Itajaí; professor do curso de Administração do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC – Florianópolis professor de pós-graduação em Negócios da Instituição Toledo de Ensino - ITE, Bauru - SP.

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