A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7830Palavras-chave:
Políticas Públicas em Educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional.Resumo
A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, o presente trabalho surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o papel dos docentes e da escola na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais em nosso país, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA, no contexto do Centro Paula Souza. Outro aspecto examinado é a percepção discente sobre o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” proposto no itinerário formativo em questão. Assim, este artigo pretende analisar a experiência de uma Escola Técnica Estadual para investigar como os alunos percebem a importância da disciplina e sobre como compreendem a aquisição das habilidades linguísticas.
Downloads
Referências
BARATO, J. N. Fazer bem feito: valores em educação profissional e tecnológica. Brasília: UNESCO, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens a Adultos – PROEJA. Documento Base, 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 11 nov. 2017.
CENTRO PAULA SOUZA. Mapeamento das Escolas Técnicas – Dados Gerais, Eixos Tecnológicos e Cursos Oferecidos. Mapeamento das Unidade do Centro Paula Souza 2016 – 2º semestre. São Paulo. Disponível em <http://www.cpscetec.com.br/cpscetec/publicacoes/bdcetec/Unidades20162Semestre.pdf> Acesso em 10 de nov. de 2018.
CITELLI, A. Comunicação e educação. A linguagem em movimento. 3.ed. São Paulo: Senac, 2004.
FIGARO, R. Relações de comunicação no mundo do trabalho. São Paulo: Annablume, 2008.
MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí-SP: Paco, 2016.
MORAES, F. de; KÜELLER, J. A., Currículos integrados no ensino médio e na educação profissional: desafios, experiências e propostas. São Paulo: Senac, 2016.
MOURA, D. H.; HENRIQUE, A. L. S. PROEJA: entre desafios e possibilidades. HOLOS, ano 28, v. 2, 2012, p.114-129. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/914/536. Acesso em: 12 nov. 2017.
PETEROSSI, H. G.; MENINO, S. E. A formação do formador. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017.
PONTUSCHKA, N. N. Concepções e práticas de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos. In: MORAES, C. S. V. (Org.). Educação de Trabalhadores por Trabalhadores: educação de jovens adultos e formação profissional. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2013. p. 131-166
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Beatriz Galhardo Oliva Sanches, Helena Gemignani Peterossi , Rodrigo Avella Ramirez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND