Governo eletrônico na gestão municipal: avaliação dos serviços eletrônicos da prefeitura de São José dos Pinhais (PR)

Autores

  • Marcio Takeo Funai PUCPR
  • Denis Alcides Rezende PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1065

Resumo

O governo eletrônico possibilita a ampliação dos serviços públicos das prefeituras e estabelecimento de um novo padrão de relacionamento do cidadão com a prefeitura. O objetivo deste artigo é avaliar os serviços de governo eletrônico oferecidos pelas prefeituras e suas considerações no planejamento municipal, com método da pesquisa de estudo de caso único na prefeitura de São José dos Pinhais (PR) que apresentou as características de caso decisivo e longitudinal. Como resultado, verificou-se que a prefeitura tem ciência de que o governo eletrônico pode possibilitar agilidade com custos reduzidos e efetividade na entrega dos serviços públicos, mas, ainda carece de avanços em seus processos de trabalho, desenvolvimento tecnológico, integração horizontal e vertical; na definição estratégica de serviços públicos e de governo eletrônico; e no apoio formal e explícito do prefeito, refletido nos instrumentos de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Takeo Funai, PUCPR

Mestre em Gestão Urbana (PUCPR), especialização em Análise de Sistemas (FAAP) e graduado em Ciências Econômicas (FACESP/FECAP). Professor universitário (Estação Business School e Esic Business&Marketing School) e prestador de serviços em gestão organizacional, marketing e em tecnologia da informação.

Denis Alcides Rezende, PUCPR

Pós-doutor em Administração (FEA/USP), doutor em Alinhamento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação ao Planejamento Empresarial (EPS/UFSC), mestre em Informática (UFPR), com especialização em Magistério Superior (UTP/PR), graduado em Administração de Empresas (FADEPS/PR) e em Processamento de Dados (FACET-UTT/PR). Professor e pesquisador da PUCPR, nos Programas de Doutorado em Gestão Urbana e em Administração.

Downloads

Publicado

2011-09-16

Como Citar

Funai, M. T., & Rezende, D. A. (2011). Governo eletrônico na gestão municipal: avaliação dos serviços eletrônicos da prefeitura de São José dos Pinhais (PR). Gestão & Regionalidade, 27(80). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1065