AQUISIÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS: MUDANÇA DE VALORES DO GRUPO DIRIGENTE

Ubiratã Tortato, Heitor Takashi Kato, Victor Meyer Jr.

Resumo


Este artigo analisa o processo de aquisição de uma empresa brasileira por outra americana e identifica as principais alterações nos valores do grupo dirigente. O método que a caracteriza é o estudo de caso. Dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dirigentes e ex-dirigentes da organização, e observação direta. Documentos organizacionais serviram de fonte secundária. Na análise utilizaram-se os métodos de análise documental e de conteúdo. A análise permitiu identificar alterações nos valores do grupo dirigente, após o processo de aquisição. Antes da aquisição, os principais valores eram: segredo, controle, custos, conformismo, informalidade e investimento. Após a aquisição, os principais valores mudaram para: padrão, custos, comunicação, informações, responsabilidade e planejamento. Na fase anterior à aquisição havia preocupação em limitar o acesso às informações e à decisão; após a aquisição está se consolidando a tendência de compartilhar informações e decisões, seguindo o modelo da empresa adquirente.

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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.260

 

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