Sobre a Revista

Foco e Escopo

Processo Editorial

Processo de Avaliação pelos Pares

Periodicidade

Política de Acesso Livre

Ética em Produção Científica

Arquivamento

Protocolo de interoperabilidade

Interatividade

Editora

Foco e Escopo

A Gestão & Regionalidade tem como missão contribuir para a geração e disseminação de conhecimento na área de Administração, considerando-se as sub-áreas tradicionais desta área de conhecimento, e incorporando estudos que abordem o tema regionalidade.

A Gestão & Regionalidade tem como público professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e parcela relevante da comunidade empresarial e de gestores públicos.Trata-se de um periódico generalista na área de Administração, mas que incorpora e busca se aprofundar em temas que associam gestão empresarial à regionalidade. Os estudos desta sub-área voltam-se para a análise da articulação de esforços conjuntos de organizações e outros segmentos da sociedade no espaço de uma região - que pode ser geográfico, administrativo, econômico, político, social e cultural. Os artigos publicados na revista Gestão & Regionalidade devem ser elaborados com bases nos princípios de construção científica do conhecimento, devem tratar de tema relevante para a área de Administração no contexto atual, e utilizar referencial teórico-conceitual que reflitam o estado da arte do conhecimento na área. Os trabalhos devem ainda esclarecer quais são os impactos de seus resultados e conclusões na teoria e prática administrativa.

Processo Editorial

https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/libraryFiles/downloadPublic/52

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais submetidos à Gestão & Regionalidade que atenderem às normas de submissão serão avaliados inicialmente pelo editor chefe da revista ou editor associado que ele indicar (deskreview) , se aprovados serão encaminhados para no mínimo dois avaliadores had hoc na forma de double blind review (às cegas). A decisão final após os pareceres será do editor chefe da G&R.

Os critérios de avaliação dos artigos são: tema atual, relevante e oportuno;objetivo do trabalho está claro e bem definido; abordagem é criativa e inovadora;estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico; linguagem é clara e concisa, leitura é fluida e agradável; base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado-da-arte do conhecimento na área; desenvolvimento teórico é adequado e bem estruturado; metodologia de pesquisa é clara e os resultados obtidos de sua aplicação são consistentes com os objetivos do trabalho;conclusão é coerente, clara e objetiva; o trabalho representa uma contribuição científica para o conhecimento em Administração e/ou para a prática administrativa.

Os artigos submetidos à G&R serão processados gratuitamente para os autores.

Versão On-line: ISSN - 2176-5308

Versão Impressa: ISSN - 1808-5792

Periodicidade

A partir da edição de 2023, a Revista Gestão & Regionalidade, visando dar mais agilidade à publicação de artigos, passa a adotar a modalidade de publicação em fluxo contínuo com a disponibilização de artigos em um volume único por ano, sem deixar de cumprir com todos os critérios de avaliação e editoração, dentro dos padrões éticos e morais estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais de publicação de periódicos pela Internet.

Essa modalidade de publicação garante mais celeridade ao fluxo de publicação, beneficiando os autores e leitores que não terão que aguardar o fechamento completo de uma edição para acessar o artigo. 

A periodicidade da Revista G&R deixou de ser quadrimestral e passou para anual, a partir de 24 de fevereiro de 2023 , e teve a republicação do seu primeiro volume  na modalidade de publicação de artigos em fluxo continuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não são cobradas quaisquer tipos de taxas dos autores.

Ética em Produção Científica

Código de Ética

A Gestão & Regionalidade adere aos princípios éticos aplicáveis a edição de periódicos científicos e publicação de artigos científicos, princípios esses essenciais para que a revista possa desempenhar seu papel enquanto guardiã do conhecimento científico na área de administração. Editores, autores e revisores devem seguir esses princípios garantindo a ética e integridade no processo de publicação. A seguir detalhamos os padrões éticos que devem ser seguidos pelos atores envolvidos no processo editorial.

Autoria

A autoria da publicação deve conter apenas indivíduos que contribuíram significativamente para a elaboração do trabalho apresentado. Todos os autores devem necessariamente atender aos seguintes critérios: (i) devem ter efetuado contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; (ii) devem ter participado da elaboração do trabalho ou da revisão crítica do conteúdo intelectual; (iii) devem ter aprovado a versão final a ser publicada; (iv) devem se responsabilizar por todos os aspectos do trabalho, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas (Conforme diretrizes do International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE: https://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html).

O autor que submeter o artigo deve certificar-se de que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do artigo e concordaram com sua submissão para publicação na Gestão & Regionalidade. Se os editores da G&R identificarem problemas de autoria do artigo, utilizando as normas da COPE , os autores serão contatados para prestarem esclarecimentos ( https://publicationethics.org/sites/default/files/how-to-identify-authorship-problems-cope-flowchart.pdf .

Caso seja de fato identificado um problema, o artigo será retirado do processo de avaliação. Ainda em relação à autoria, a inclusão (ou exclusão) de autores do artigo durante ou após o processo editorial estará sujeito a avaliação do editor caso a caso e deverá ter o consentimento de todos os autores do artigo.

Publicação duplicada

Submeter para publicação o mesmo manuscrito (ou um manuscrito com alta similaridade) já anteriormente publicado em outro periódico científico constitui um comportamento de publicação antiético. Caso a duplicidade seja identificada durante o processo editorial, os autores serão comunicados e o artigo será retirado do processo. Caso a duplicidade seja identificada após a publicação, o artigo estará sujeito a ser retirado da edição em que foi publicado e os leitores da revista serão devidamente informados sobre o caso.

Atenção: resultados de estudos previamente publicados em anais de eventos científicos não são considerados como publicação duplicada. Além disso, os autores deverão informar na submissão a apresentação prévia em evento científico. São aceitos artigos provenientes de teses e dissertações e os autores devem adicionar essa informação no campo “notas ao editor” no sistema de submissão.

Plágio

Todos os artigos submetidos ao periódico na Gestão & Regionalidade passam por uma verificação de plágio na etapa de revisão por pares por meio do uso da ferramenta Ithenticate da CrossRef. Caso sejam identificados trechos com similaridade (exceto citação direta) e para os quais a reprodução tenha sido total e/ou sem citação, os autores serão contatados para prestarem esclarecimentos. Na ausência de esclarecimentos por parte dos autores os editores arquivarão a submissão. Durante o processo de revisão por pares, os revisores também podem encontrar evidências de plágio. Caso isso aconteça os revisores comunicarão o fato aos editores (apresentando as evidências cabíveis) e os editores investigarão a suspeita de plágio utilizando o seguinte fluxograma do COPE: https://publicationethics.org/sites/default/files/plagiarism-submitted-manuscript-cope-flowchart.pdf.

Caso a suspeita de plágio seja confirmada, os editores arquivarão a submissão.

Citações e referências

Os artigos devem citar literatura apropriada e relevante para apoiar as afirmações realizadas. Autocitação excessiva, citações desnecessárias não condizentes com o conteúdo do artigo apresentado e qualquer outra forma de manipulação de citações são considerados procedimentos antiéticos. Caso seja identificada a manipulação de citações resultará no arquivamento da submissão.

Conflito de interesses

Os autores devem declarar qualquer potencial conflito de interesses - seja profissional ou financeiro - que possam ter em relação ao artigo. Os autores também devem divulgar todas as fontes de financiamento com as quais a pesquisa relatada no artigo contou. Caso sejam encontradas evidências de conflito de interesse não revelado, os editores utilizarão o seguinte fluxograma da COPE para proceder com as medidas necessárias:https://publicationethics.org/files/conflict-of-interest-submitted-manuscript-article-cope-flowchart.pdf.

Os editores e revisores convidados a avaliarem artigos também precisam revelar conflitos de interesse que possam enviesar o processo editorial, tais como relações pessoais, acadêmicas ou financeiras. Os revisores não devem avaliar manuscritos se acreditarem que estão envolvidos em qualquer conflito de interesses. Se houver um potencial viés, os editores devem passar a liderança do processo do artigo para outro editor.

Fabricação de dados

A fabricação de dados é a prática antiética de inventar dados ou resultados de pesquisas e registrá-los ou relatá-los no artigo. A Gestão & Regionalidade é estritamente contra a fabricação de dados, visto que esta prática mina a integridade da literatura científica e sua credibilidade, podendo levar a conclusões errôneas. Neste sentido, caso seja encontrada uma suspeita de fabricação de dados em artigos submetidos os editores se comprometem a utilizar o fluxograma do COPE (https://publicationethics.org/files/fabricated-data-submitted-manuscript-cope-flowchart.pdf) para proceder com as ações necessárias. Caso a fabricação de dados seja confirmada, os editores arquivarão a submissão.

Confidencialidade

A Gestão & Regionalidade mantém todos os detalhes de um manuscrito submetido em sigilo e não comenta nem publica acerca dos manuscritos enquanto eles estão sob consideração ou quando são rejeitados. Os editores e revisores da  Gestão & regionalidade possuem o compromisso de não revelar dados dos manuscritos (ou materiais suplementares) antes de sua publicação, bem como de não usar o conhecimento que adquiriram de um artigo não publicado para promover seus próprios interesses. Caso os revisores sejam acusados de apropriação indevida de ideias de um trabalho em processo de revisão, os editores da G&R se comprometem a utilizar o seguinte fluxograma do COPE para auxiliar a lidar com essa situação: https://publicationethics.org/files/reviewer-misconduct-suspected-cope-flowchart.pdf

Erros em trabalhos publicados

Quando for descoberto um erro significativo ou imprecisão em um trabalho publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor do periódico e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.

Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais

Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais que envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis devem seguir as orientações da Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016 (https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581) e apresentar aprovação em Comitê de Ética nos casos cabíveis.

Aprovação em Comitê de Ética e Obtenção de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Quando não se fizer necessária a aprovação, de acordo com as exceções previstas na legislação corrente, os autores não precisam apresentar aprovação de comitê de ética

Deveres dos avaliadores

- Observar todas as informações do Código de Ética da G&R;

- Atitude contributiva e respeitosa à obra e aos seus autores;

- Sigilo em relação aos dados descritos no artigo;

- Zelo na aplicação do rigor cientifico típico da escrita científica e da norma de elaboração aplicada pela G&R;

- Clareza no apontamento das falhas do artigo sob sua análise; e; sempre que possível, proposição de fontes que possam atualizar ou valorizar a pesquisa apresentada

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS via rede PKP-PN para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

PKP PN: https://pkp.sfu.ca/pkp-pn/

The Keepers: https://portal.issn.org/resource/ISSN/2176-5308

Protocolo de interoperabilidade

Esta revista utiliza o protocolo de interoperabilidade OAI-PMH  para permitir a coleta de dados.

https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/oai

Interatividade

A revista Gestão & Regionalidade utiliza redes sociais para interatividade com os leitores

https://www.linkedin.com/in/revista-gest%C3%A3o-e-regionalidade-48ab7719b/

https://www.facebook.com/Revista-Gest%C3%A3o-Regionalidade-109206605067399

Editora

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Avenida Goiás, 3400 - Bairro Barcelona - São Caetano do Sul

https://www.uscs.edu.br