Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Gestão & Regionalidade tem como missão contribuir para a geração e disseminação de conhecimento na área de Administração, considerando-se as sub-áreas tradicionais desta área de conhecimento, e incorporando estudos que abordem o tema regionalidade.

A Gestão & Regionalidade tem como público professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e parcela relevante da comunidade empresarial e de gestores públicos.Trata-se de um periódico generalista na área de Administração, mas que incorpora e busca se aprofundar em temas que associam gestão empresarial à regionalidade. Os estudos desta sub-área voltam-se para a análise da articulação de esforços conjuntos de organizações e outros segmentos da sociedade no espaço de uma região - que pode ser geográfico, administrativo, econômico, político, social e cultural. Os artigos publicados na revista Gestão & Regionalidade devem ser elaborados com bases nos princípios de construção científica do conhecimento, devem tratar de tema relevante para a área de Administração no contexto atual, e utilizar referencial teórico-conceitual que reflitam o estado da arte do conhecimento na área. Os trabalhos devem ainda esclarecer quais são os impactos de seus resultados e conclusões na teoria e prática administrativa.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais submetidos à Gestão & Regionalidade que atenderem às normas de submissão serão avaliados por dois avaliadores had hoc na forma de double blind review (às cegas). Os critérios de avaliação dos artigos são: tema atual, relevante e oportuno;objetivo do trabalho está claro e bem definido; abordagem é criativa e inovadora;estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico; linguagem é clara e concisa, leitura é fluida e agradável; base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado-da-arte do conhecimento na área; desenvolvimento teórico é adequado e bem estruturado; metodologia de pesquisa é clara e os resultados obtidos de sua aplicação são consistentes com os objetivos do trabalho;conclusão é coerente, clara e objetiva; o trabalho representa uma contribuição científica para o conhecimento em Administração e/ou para a prática administrativa.

Os artigos submetidos à G&R serão processados gratuitamente para os autores.

A periodicidade da Revista G&R é quadrimentral.

Política de Acesso Livre

Ética em Produção Científica

A G&R prioriza a originalidade e relevância nos trabalhos publicados.E, para garanti-las são feitas verificações com auxílio de sistemas automatizados de análise de autoria.

O zelo e a lisura na observação de altos padrões de comportamento ético, para todas as partes envolvidas, são fatores cruciais para a isenção e preservação da qualidade dos artigos publicados na G&R. Com o propósito de alcançar tais padrões, este periódico se reserva o direito de:

a) Utilizar o software de verificação de plágio CrossCheck, desenvolvido pela iThenticate, por iniciativa da CrossRef, para verificar o nível de semelhança, conflitos de autorias e autenticidade dos artigos originais enviados, antes mesmo do Deskreview. Dependendo do nível de semelhança, o artigo poderá ser rejeitado, à priori;

b) Artigos oriundos de TCCs, Dissertações e Teses, embora tenham tolerância maior, quando submetidos ao “iThenticate”, devem apresentar referência à obra original;

c) Investigar, em caso de denúncia ou detecção própria de fraudes em pesquisa, submissão ou publicação duplicada, e tomar medidas cabíveis, que incluem: tirar o artigo do site da revista, suspender a publicação e, em caso de dupla publicação, notificar a revista que acolheu o artigo e, em caso de plágio, eventualmente, notificar o autor original.

Deveres dos revisores (avaliadores)

- Atitude contributiva e respeitosa à obra e aos seus autores;

- Sigilo em relação aos dados descritos no artigo;

- Zelo na aplicação do rigor cientifico típico da escrita científica e da norma de elaboração aplicada pela G&R;

- Clareza no apontamento das falhas do artigo sob sua análise; e; sempre que possível, proposição de fontes que possam atualizar ou valorizar a pesquisa apresentada