CONSTRUÇÃO DE MERCADOS: UM ESTUDO NO MERCADO DE NOTEBOOKS PARA BAIXA RENDA

Vitor Koki da Costa Nogami, Francisco Giovanni David Vieira, Juliana Medeiros

Resumo


O presente artigo busca investigar a construção de mercados sob a perspectiva da literatura de Market-Making, especificamente em práticas de mercado, representadas pelas práticas de troca, práticas normativas e práticas representacionais; e na relação entre as organizações e o mercado, representada pela co-criação de valor entre os diferentes agentes. Como recorte empírico foi escolhido o mercado de notebooks para baixa renda. A coleta de dados foi realizada in loco com consumidores, varejistas e fabricantes, foram realizadas entrevistas do tipo survey e observação nas lojas e em websites. Os resultados apontam que a formatação deste mercado acontece em polos comerciais de ruas, devido à concentração de lojas e alto fluxo de pessoas; e o principal valor co-criado por esses agentes é o prazo de pagamento. Ademais, o artigo contribui com uma pesquisa teórico-empírica utilizando a literatura de Market-Making, ainda inicial na área de Marketing.


Texto completo:

PDF PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2637

 

Indexadores de que a G&R faz parte:


   DOAJ OAIster OCLC Ulrich LiVre Redalyc  SUMARIOS.org LatindexProquest

 

A G&R utiliza o                software  iThenticate para detecção e  prevenção de plágio 
 

    
 
 
 
A G&R é signatária da Declaração        de São Francisco sobre Avaliação        de Pesquisa- Dora