Mais vale parecê-lo que sê-lo? a impressão, o diálogo e a diversidade para gestores de inovação
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3567Resumo
Este trabalho estuda o papel do gestor no tocante à diversidade humana, à impressão e ao diálogo, como fenômenos presentes nas interações pessoais em projetos inovadores. Ancoradas em pesquisa qualitativa, foram conduzidas sete entrevistas com gestores de três empresas que desenvolveram projetos compreendidos como inovadores para esses espaços sociais. Os achados indicam que é a diversidade secundária (estilos de comunicação, valores, crenças, comportamento, background cultural etc.) que mais afeta a gestão de pessoas e, por sua vez, estimula a criatividade, elemento crucial em inovação. O diálogo é outro recurso gerencial desde que haja escuta, sem retaliação ou revide. E, finalmente, que a gestão da impressão deve ser objeto de reflexão para o gestor, seja para analisar a dinâmica das interações humanas em sua equipe de trabalho, seja para transitar em outros espaços organizacionais, com vistas a obter melhores resultados para si, sua equipe e a organização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).