Vínculos organizacionais: o caso de docentes de uma instituição privada de ensino superior localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3956Resumo
Esta pesquisa analisa vínculos organizacionais mantidos por professores com uma Instituição de Ensino Superior privada localizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo e qualitativo, realizado com 82 professores que lecionam nos cursos de Engenharia e Tecnologia da Informação (TI). Os vínculos mais relevantes para os professores foram os de sentimento de pertença e autonomia. A idade superior a 40 anos correlacionou-se com os vínculos autonomia e idealização da instituição. Já a escolaridade correlacionou-se com o vínculo cooperação nas atividades, enquanto o tempo de atuação no magistério associou-se com a integração entre os membros. A experiência acadêmica e a marca da instituição estão entre os elementos que justificariam essas associações. Os resultados qualitativos sugerem que o sentimento de pertença denota congruência dos docentes com a filosofia da instituição e que a autonomia resulta da liberdade que experimentam para expressar ideias e realizar o planejamento e execução do próprio trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).