REDES FORMAIS E INFORMAIS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: Uma análise e comparação de suas estruturas gerais, similaridades e diferenças
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n106.5284Resumo
O trabalho teve como objetivo analisar e comparar as redes sociais de amizade pessoal (informal) e de colaboração profissional (formal) de duas turmas de alunos universitários dos cursos de Administração e Contabilidade, segundo suas percepções e de acordo com a importância do relacionamento que eles conferem a si mesmos. Para que isso fosse possível, o trabalho realizou uma revisão da literatura focada nas bases conceituais de redes sociais, redes formais e informais e na análise de redes sociais. O procedimento metodológico adotado foi uma pesquisa de estudo de campo, realizada por meio da análise de redes sociais, que tem foco estrutural, compreendendo tanto sua perspectiva macro quanto micro. Foram utilizadas as medidas de centralidade (de grau, intermediação e proximidade) e as medidas estruturais (densidade e reciprocidade). Com isso, foi possível compreender as estruturas gerais das redes das duas turmas analisadas, identificando as similaridades e diferenças em relação às medidas adotadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).