CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O TEMA “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”

Autores

  • Shalimar Gallon Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol24n71.93

Resumo

Nos últimos anos, percebe-se o crescimento dos cursos de Administração no Brasil e, conseqüentemente, um quesito importante a considerar é a qualidade dos mesmos. Este estudo foi desenvolvido junto à Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS, tendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas utilizadas no curso de Administração como embasamento para a contextualização da relação ensino-aprendizagem. Foi realizada uma survey no primeiro semestre do ano de 2007, envolvendo (i) professores que estavam atuando no curso de Administração da UFSM (28 professores de um total de 32) e (ii) uma amostra estratificada de 216 alunos, de um total de 471 matriculados no curso (105 alunos do diurno e 111 alunos do noturno). Dentre os resultados apurados, podese dizer que as práticas pedagógicas mais utilizadas pelos professores são as seguintes: aulas expositivas, trabalhos em grupo e debates e/ou estudos de caso. A busca da adequação ao conteúdo e à área foi fator determinante para 89% dos professores quando indagados sobre os fatores que influenciam a escolha da prática pedagógica. A maioria dos alunos revelou insatisfação em relação à exagerada ênfase na abordagem teórica e à falta, por parte dos docentes, de vivências empresariais como forma de articular teoria e prática. Palavras-chave: práticas pedagógicas, curso de Administração, ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Gallon, S., & Cruz Rodrigues, C. M. (2009). CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/UFSM: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O TEMA “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”. Gestão & Regionalidade, 24(71). https://doi.org/10.13037/gr.vol24n71.93