ASPECTOS NEUROMECÂNICOS DO EXERCÍCIO PULLEY
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n26.1086Palavras-chave:
musculação, cinesiologia, pulleyResumo
Muitos são os exercícios utilizados para o desenvolvimento dos músculos que envolvem os membros superiores (particularmente o latíssimo do dorso, peitoral maior, redondo maior, deltóide parte espinal e bíceps braquial). Diversos são os fatores biomecânicos do exercício pulley que podem seletivizar atividades musculares e/ou a efetividade do programa de treino como o deslocamento da barra em relação ao tronco, os diferentes tipos de pegada (supinada e pronada) e as variações no comprimento da pegada na barra. O entendimento destas variações técnicas do exercício pulley podem influenciar a correta prescrição durante o treinamento de força. O presente trabalho teve como objetivo revisar aspectos anatômicos, cinesiológicos e biomecânicos do exercício pulley e suas variações. Poucos são os estudos que analisam as variações na técnica do exercício pulley, mas puderam ser observadas que diferentes alterações mecânicas realizadas podem acarretar em mudanças na ação dos músculos envolvidos neste exercício, aumentando ou diminuindo a performance e/ou sua eficiência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-23
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).