NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1283Palavras-chave:
Educação FísicaResumo
Introdução: A equipe multiprofissional para o tratamento do diabetes deve ser formada com a maioria dos profissionais da saúde, incluindo o professor de educação física (PEF), único profissional habilitado a prescrever exercício físico (EF). Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento do PEF sobre a prescrição de EF para diabéticos. Material e Métodos: Estudo descritivo e transversal realizado em 41 academias de ginástica cadastradas no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Foram entrevistados 75 PEF cadastrados no CREF, onde 27 aceitaram participar do estudo e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi utilizado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas elaborado pelos pesquisadores. O questionário foi entregue para os PEF pelo pesquisador, que ficou presente no preenchimento do mesmo. A análise estatística utilizada foi descritiva (distribuição de frequência). Resultados: Dos 27 PEF que responderam o questionário, 55% afirmam que já trabalharam ou trabalha com DM. Sobre os riscos, recomendações do EF, 63% e 66% respectivamente não souberam responder. Da realização da glicemia capilar antes e após uma sessão de EF, 77% responderam corretamente. Quanto ao nível ideal da glicemia capilar para iniciar com segurança o EF, 85% não souberam responder. Sobre o local de aplicação de insulina antes do EF, 63% não souberam indicar. Sobre o ajuste da dose de insulina antes do EF, 70% não acertaram. Para o pico de ação da insulina, 74% não souberam responder. Conclusão: O conhecimento dos profissionais de educação física, desta amostra, foi insuficiente para a prescrição e atuação com diabéticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).