INATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1293Palavras-chave:
Atividade física, Estudantes, RevisãoResumo
Introdução: A inatividade física tem crescido ao longo dos anos em diferentes populações. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo descrever o nível de inatividade física em estudantes universitários, por meio de revisão sistemática da literatura. Métodos: As buscas foram realizadas na base de dados SciELO e nas listas de referências dos artigos. Os artigos foram selecionados em três fases, sendo a 1ª etapa referente à leitura dos títulos; 2ª etapa relativa à leitura dos resumos selecionados na etapa anterior; e, por fim, a 3ª etapa, referente à leitura na íntegra dos artigos selecionados na 2ª etapa. A busca inicial resultou em 384 manuscritos e ao final foram selecionados para compor esta revisão 14 artigos, sendo quatro obtidos nas listas das referências. Resultados: As prevalências de inatividade física observadas nos estudos variaram de zero a 78,9%. Observou-se um crescimento de publicações a partir do ano de 2006, com predomínio de pesquisas realizadas com estudantes universitários das regiões Nordeste e Sudeste. Conclusão: Estudantes universitários demonstram baixos níveis de atividades físicas, tanto quando mensurando os níveis de prática no lazer como em todos os domínios (lazer, deslocamento, atividades domésticas e ocupacionais).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).