PADRÕES DE RESISTÊNCIA A FARMACOS EM PACIENTES COM TUBERCULOSE PULMONAR. IAL SANTO ANDRÉ
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n31.1384Palavras-chave:
Mycobaterium tuberculosis, Antibióticos antituberculoseResumo
O presente estudo teve como objetivo verificar os padrões de resistência aos fármacos antituberculose em pacientes diagnosticados no Centro de Laboratório Regional - Santo André VIII do Instituto Adolfo Lutz, no período de fevereiro de 2009 a abril de 2010. Para tanto foi realizada uma análise retroativa de 35 testes de sensibilidade realizados nesse Centro de pacientes diagnosticados com Mycobacterium tuberculosis. Os resultados revelaram padrões de multidrogarresistência em concordância com os dados apresentados no II Inquérito Nacional de Resistência aos Fármacos Anti-TB, realizado em 2007-2008, que levaram a mudanças no esquema de tratamento da tuberculose pulmonar. No entanto, devido à recente implantação desse novo esquema de tratamento, o Centro de Laboratório Regional Santo André VIII do Instituto Adolfo Lutz - ainda não possui resultados suficientes para verificar o impacto nos resultados dos testes de sensibilidade em sua região de abrangência. Os autores sugerem que, futuramente, seja realizado novo levantamento, com maior número de dados e comparação com os resultados aqui apresentados afim de se complementar essa verificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).