EFEITO DE 14 SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO EM MULHERES SEDENTÁRIAS COM HIPERDISLIPIDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n37.1760Palavras-chave:
Educação FísicaResumo
Introdução: A dislipidemia caracteriza-se por alterações dos níveis perfil lipídico e sendo sua etiologia de origem multifatorial. O exercício físico tem sido utilizado como uma ferramenta não farmacológica para o tratamento e combate as doenças cardiovasculares, através de programas de treinamento aeróbio e treinamento resistido. Objetivo: Comparar as adaptações fisiológicas induzidas pelo treinamento resistido sobre o perfil lipídico em mulheres com idade superior a 50 anos. Materiais e Métodos: 24 mulheres, idade acima de 50 anos foram divididas em 2 grupos; Grupo Controle (GC) e Grupo de Treinamento Resistido que realizou o programa de exercício físico (GT) com 12 participantes em cada grupo por 14 semanas. Foram avaliados peso corporal, altura, índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura (%G), perfil lipídico, 1 repetição máxima (1RM). Resultados: O GT apresentou reduções significativas no peso corporal, %G, IMC, colesterol total, triglicérides e VLDL quando comparado pré e pós e %G, CT e LDL entre GT e GC. Conclusão: exercício resistido induz em elevação do gasto calórico após o esforço físico esta modalidade de exercício pode ser utilizada como mais uma alternativa para o controle do perfil lipídico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).