ADESÃO À TERAPIA NUTRICIONAL POR PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2004Palavras-chave:
NutriçãoResumo
Objetivo: Verificar a adesão à terapia nutricional (TN) como forma de tratamento em pacientes diabéticos internados no Hospital de Clínicas-HC/UFPR e avaliar o estado nutricional (EN) dos indivíduos. Métodos: Estudo transversal realizado com pacientes internados nas Clínicas Médicas Masculina e Feminina do referido hospital com idade superior a 18 anos. Os dados foram coletados por meio de um questionário, o qual abordava as formas de tratamento utilizadas na comorbidade, destacando a TN. Os dados foram digitados no programa Microsoft Excel® e analisados com auxílio do programa Bioestat®. Para verificar a associação entre variáveis aplicou-se o teste G de Williams ao nível 5% de significância. Resultados: A amostra totalizou em 34 pacientes, a maioria do sexo feminino (55,88%), diabéticos tipo 2 (88,2%) e na maior parte com diagnóstico nutricional de obesidade (41,18% em > de 60 anos) e sobrepeso (64,7% em < de 60 anos). Ao analisar as variáveis TN e EM, não houve associação estatística significativa (p>0,05) resultando em p=0,6250. Dentre os pacientes, 58,8% afirmou realizar TN, sendo que apenas 20% possuía prescrição dietética de nutricionista. Conclusão: A maior parte da amostra foi composta por pacientes com excesso de peso e que afirmaram realizar TN, porém observou-se baixa prevalência da prescrição dietética. Os resultados evidenciam a importância da inserção do profissional nutricionista no acompanhamento de pacientes diabéticos para garantir a melhora e manutenção do estado nutricional. Novos estudos que abordem o assunto devem ser realizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).