Avaliação da razão cintura-quadril de indivíduos cardiopatas
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n40.2020Palavras-chave:
Educação FísicaResumo
Introdução: As doenças cardiovasculares são responsáveis por 16,7 milhões de mortes/ano. Alguns estudos demonstram a utilidade da relação cintura/quadril (RCQ) como indicador de localização de gordura corporal e preditor de risco coronariano. Objetivo: mensurar a RCQ de indivíduos que sofreram algum evento cardíaco. Métodos: amostra constituída por 30 pacientes, do sexo feminino (n=17) com idade média de 64,8±11 anos. Foram avaliados o percentual de gordura, o Índice de Massa Corporal e a RCQ. Para análise dos dados e comparação entre os gêneros utilizou-se a estatística descritiva. Resultados: os grupos apresentaram uma obesidade leve, entretanto o percentual de gordura, nos homens apresentou valores acima dos recomendados para a faixa etária. Para o RCQ, 73,3% possuem valores alterados, entre os fatores de risco a hipertensão (66,6%) seguida da dislipidemia (40%), foram as mais prevalentes. Conclusão: Indivíduos com doenças coronarianas apresentam em sua maioria valores aumentados da RCQ.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-05-23
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).