O USO DA TECNOLOGIA NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NACIONAL

Autores

  • Marta Silvânere Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Evelyn Morais Clemente Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francis Solange Vieira Tourinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n39.2130

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, Tecnologia, Saúde da criança, Humanização da assistência.

Resumo

Introdução: Sobretudo com o desenvolvimento da tecnologia dura, houve um aumento na sobrevida de crianças com agravos de saúde de alta complexidade. Paralelamente, emergiu a preocupação com a prestação de cuidados especiais norteados pela tecnologia leve, ou seja, por meio da troca de informações, da educação. Sendo assim elucida-se o seguinte questionamento: quais inovações tecnológicas estariam sendo incorporadas ao cuidado em pediatria? Objetivo: Sumarizar o conhecimento nacional produzido acerca da tecnologia em pediatria. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nos bancos de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e SciELO no mês de fevereiro de 2012, utilizando os descritores controlados tecnologia, enfermagem pediátrica, e saúde da criança. A pesquisa foi efetuada no mês de fevereiro de 2012. Ao final, executou-se a análise crítica dos estudos. Resultados: Foram analisadas 11 produções científicas e os resultados foram agrupados e colocados em discussão quanto às tecnologias trazidas pelos estudos, e suas eventuais dificuldades na prática. Quanto ao enfoque dos estudos analisados, observa-se que estão direcionados para o processo de ensino envolvendo o profissional da enfermagem, a família e a criança dependente de tecnologia, a fim de promover um cuidado contínuo e de qualidade. Conclusão: Concluiu-se que as inovações tecnológicas, principalmente no âmbito educacional, são de grande importância para uma assistência otimizada ao cliente e à família. Palavras-chave: Enfermagem pediátrica. Tecnologia. Saúde da criança. Humanização da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Silvânere Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Bolsista PIBIC de iniciação científica da UFRN.

Evelyn Morais Clemente, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e vice líder do grupo laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte.

Francis Solange Vieira Tourinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e líder do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2014-02-27

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO