O USO DA TECNOLOGIA NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n39.2130Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica, Tecnologia, Saúde da criança, Humanização da assistência.Resumo
Introdução: Sobretudo com o desenvolvimento da tecnologia dura, houve um aumento na sobrevida de crianças com agravos de saúde de alta complexidade. Paralelamente, emergiu a preocupação com a prestação de cuidados especiais norteados pela tecnologia leve, ou seja, por meio da troca de informações, da educação. Sendo assim elucida-se o seguinte questionamento: quais inovações tecnológicas estariam sendo incorporadas ao cuidado em pediatria? Objetivo: Sumarizar o conhecimento nacional produzido acerca da tecnologia em pediatria. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nos bancos de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e SciELO no mês de fevereiro de 2012, utilizando os descritores controlados tecnologia, enfermagem pediátrica, e saúde da criança. A pesquisa foi efetuada no mês de fevereiro de 2012. Ao final, executou-se a análise crítica dos estudos. Resultados: Foram analisadas 11 produções científicas e os resultados foram agrupados e colocados em discussão quanto às tecnologias trazidas pelos estudos, e suas eventuais dificuldades na prática. Quanto ao enfoque dos estudos analisados, observa-se que estão direcionados para o processo de ensino envolvendo o profissional da enfermagem, a família e a criança dependente de tecnologia, a fim de promover um cuidado contínuo e de qualidade. Conclusão: Concluiu-se que as inovações tecnológicas, principalmente no âmbito educacional, são de grande importância para uma assistência otimizada ao cliente e à família. Palavras-chave: Enfermagem pediátrica. Tecnologia. Saúde da criança. Humanização da assistência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).