APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO MOTOR NAS SÉRIES INICIAIS E A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2131Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento. Aptidão Física. DocentesResumo
Objetivo: Verificar se existem diferenças nos níveis de desempenho motor, entre escolares de séries iniciais que possuem aulas ministradas pelo profissional de Educação Física (escolas municipais) e aqueles que têm aulas ministradas pelo professor unidocente (escolas estaduais). Métodos: São sujeitos deste estudo, 488 escolares de séries iniciais de doze escolas do município de Santa Cruz do Sul (RS). Os componentes de desempenho motor avaliados foram a agilidade, velocidade e força de membros superiores e inferiores. Resultados: Os resultados demonstram que independente da rede de ensino, e da presença do profissional de Educação Física, os resultados ficaram abaixo dos índices desejados. As escolas que não possuem professor de Educação Física apresentaram os piores resultados nas avaliações, com exceção da força de membros superiores, para ambos os sexos, e velocidade, para o sexo feminino. Diferenças estatisticamente significativas só foram encontradas no teste de agilidade para o sexo masculino, com maior percentual de resultados insatisfatórios por alunos da rede estadual; e na avaliação da força de membros superiores, também para o sexo masculino, porém, com maior percentual de escolares da rede municipal com resultados abaixo do recomendável. Conclusão: Nossos resultados demonstram que, independente do profissional atuante nas séries iniciais, o desempenho motor dos escolares apresenta-se abaixo dos índices desejáveis; o que pode indicar que a Educação Física escolar está deixando de trabalhar valências importantes no desenvolvimento dos escolares e precisa ser revista e reformulada, a fim de proporcionar um nível satisfatório de esforços físicos, oportunizando o máximo de benefícios aos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).