BAIXO PESO AO NASCER NO BRASIL: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BASEADOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n41.2237Palavras-chave:
Recém-Nascido de Baixo Peso, Fatores de risco, Sistemas de informaçãoResumo
Objetivos: Analisar, no período 1999-2007, fatores associados ao baixo peso ao nascer (BPN) em nascidos vivos de mães residentes nos municípios de Cabedelo e Cacimbas, Paraíba. Métodos: Foram utilizadas as informações do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). As diferenças no porte populacional e no Índice de Desenvolvimento Humano foram as bases principais na escolha dos municípios. Resultados: Os municípios tiveram comportamentos similares em relação aos fatores discriminantes do peso ao nascer. Tanto em Cacimbas quanto em Cabedelo, crianças de mães que fizeram menos de seis consultas de pré-natal e de gestação entre 22 e 36 semanas apresentaram maior chance de BPN. Nos dois municípios, igualmente, a multiparidade representou proteção relacionada com o peso ao nascer. No município de Cabedelo, crianças de mães com idade igual ou superior a 35 anos apresentaram maior probabilidade de BPN. Conclusão: Apesar das limitações das informações disponíveis no SINASC, seu uso possibilitou identificar fatores comuns do BPN.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).