Probabilidade de cair e medo de quedas após oficina de equilíbrio em idosos praticantes de atividade física
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n44.2725Palavras-chave:
Idoso, acidentes por quedas, equilíbrio posturalResumo
Introdução: Quedas são eventos frequentes em idosos, causando restrição de participação social, principalmente pelo medo de novas quedas. Objetivo: Verificar o risco de quedas e a preocupação de cair em idosos praticantes de atividade física antes e após oficina de equilíbrio. Materiais e Métodos: Os idosos foram avaliados antes e após a realização da oficina, que foi desenvolvida durante seis meses, duas vezes por semana. Para a avaliação da probabilidade de cair foi utilizado o teste do alcance funcional anterior. A preocupação em cair foi avaliada por meio do Falls Efficacy Scale – International (FES-I). Resultados: Avaliou-se 17 idosos, de ambos os gêneros, com média de idade de 75,5±8,5 anos. Os valores médios pré e pós-oficina foram, respectivamente, de 34,2±6,5 cm e 36±4 cm no alcance funcional (p=0,09) e de 22,8±4,8 pontos e 23,5±4,7 no FES-I (p=0,19). Conclusão: Verificou-se que a probabilidade de quedas e a preocupação em cair não foram modificadas significativamente com a oficina, provavelmente porque os idosos eram praticantes de atividade física orientada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).