Influência da estimulação elétrica neuromuscular e cinesioterapia na amplitude de movimento de punho de indivíduos hemiparéticos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n46.3044Palavras-chave:
Acidente vascular encefálico, hemiparesia, estimulação elétrica, cinesioterapia, goniometria articular.Resumo
Introdução: O acidente vascular encefálico (AVE) é considerado o principal comprometimento neurológicoque causa incapacidade funcional em adultos. A hemiparesia é uma disfunção motora comum entre osindivíduos que sofreram AVE. Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) e cinesioterapia são recursosusados no tratamento desses indivíduos. Objetivos: Verificar a influência da EENM associada ou não àcinesioterapia na amplitude de movimento (ADM) de flexão e extensão ativa de punho em pacientes comsequela de AVE. Materiais e métodos: 18 pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo foi tratadocom a EENM e o outro com EENM associada à cinesioterapia, ambos submetidos a 16 atendimentos,sendo avaliados antes, no fim do tratamento e após um e três meses do término do tratamento. Resultados:Houve um aumento na ADM de flexão e extensão de punho em ambos os grupos, com manutenção trêsmeses após o término do tratamento. Porém, constatou-se que, para o aumento da ADM de extensão, otratamento pela EENM associada à cinesioterapia foi mais eficaz quando comparado à utilização da EENMde forma isolada. Conclusões: Os tratamentos propostos foram capazes de proporcionar o aumento daADM de flexão e extensão de punho da população estudada, no entanto, o tratamento pela EENMassociada à cinesioterapia se mostrou mais eficaz para o aumento da ADM de extensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).